Últimas Notícias

Reveja perfil e projetos dos candidatos a governador da PB

Este ano cinco candidatos concorrem ao Governo da Paraíba. Desse total, apenas uma mulher disputa o pleito.
Mais de 2,8 milhões de paraibanos irão às urnas neste domingo (7) escolher os próximos governantes e os representantes do estado no Senado, Câmara Federal e Assembleia Legislativa. Apesar da facilidade de interação com os candidatos através de várias plataformas, entre elas a internet, uma parte da população não conhece a fundo quem são os postulantes e nem muito menos o que eles defendem em suas propostas.
Este ano cinco candidatos concorrem ao Governo da Paraíba. Desse total, apenas uma mulher disputa o pleito.
Pensando em ajudar a escolha do eleitor paraibano, o Portal Correio traz um breve histórico de todos com trajetória e propostas para comandar o estado pelos próximos quatro anos.
A ordem dos candidatos e suas ideias serão elencadas por ordem alfabética. É só clicar em cima das propostas e conhecer os projetos de cada um.

João Azevêdo – PSB

Em sua primeira disputa eleitoral, João Azevêdo tem no governador Ricardo Coutinho (PSB) seu maior cabo eleitoral. Azevêdo, inclusive, foi tido como ‘supersecretário de Ricardo, nos quase oito anos à frente de cargos considerados estratégicos em sua administração no Governo do Estado.
A sua carta-proposta tem 55 páginas e trata de vários assuntos divididos em três eixos. Entre os temas abordados, estão os mais básicos, e não menos complexos, como Educação, Habitação, Saúde e Segurança Pública. Além disso, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Políticas Públicas para Mulheres também se destacam.

José Maranhão – MDB

Em sua quarta disputa como candidato a governador, José Maranhão já governou a Paraíba por três oportunidades. Vice de Antônio Mariz em 1995, Maranhão assumiu o Palácio da Redenção após a morte do titular. O emedebista se acosta em propostas já elaboradas em suas gestões passadas que são dissertadas em 86 páginas e se baseiam em quatro premissas.
Maranhão lembra na carta-proposta de obras de Recursos Hídricos, como construção de barragens e sistemas adutores. Ele também fala em Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia, Transportes, Inclusão Social, Empreendedorismo, Qualidade de Vida, Saneamento Básico e Mobilidade Urbana.

Lucélio Cartaxo – PV

O candidato do PV, Lucélio Cartaxo, vai para a sua segunda disputa eleitoral. Em 2014, disputou o Senado e ficou em 2º lugar na disputa com mais de 520 mil votos. Nos seis eixos, das 57 páginas de carta-proposta apresentada, Lucélio fala que Paraíba deve crescer por inteiro e aposta no que ele chama de âncoras regionais, que descentralizem os serviços e potencializem as vocações locais.
O candidato diz que vai inaugurar uma nova forma de fazer gestão pensando nas pessoas com mais diálogo, parceria com os municípios e transparência. Também fala em projetos para a Educação, Juventude, Empreendedorismo, Qualificação, Regionalização e Infraestrutura.

Rama Dantas – PSTU

A candidata do PSTU, professora Rama Dantas, já disputou outras duas eleições na Paraíba. Em 2014, tentou o Senado, mas acabou em 7º lugar com 1.461 votos. Já em 2016, Rama disputou uma vaga na Câmara Municipal de João Pessoa e obteve 75 votos. A socialista tem defendido uma ‘revolução no voto’.
Em sua carta-proposta, apresentada em 10 páginas, afirma que “as eleições são o terreno da burguesia”. Acrescenta ainda que, ao contrário do que teoricamente deve ser o processo eleitoral, ele é “antidemocrático fraudulento, no qual impera o privilégio o tempo de TV e rios de dinheiro de banqueiros e grandes empresários para os partidos que governam há muito tempo”. Rama aposta em áreas como moradia para os trabalhadores, igualdade salarial para funções iguais e no combate ao racismo e a homofobia.

Tárcio Teixeira – PSOL

O candidato do PSOL, Tárcio Teixeira, tenta pela 2ª vez se eleger para o Palácio da Redenção. Nas eleições passadas, Tárcio recebeu 8.849 votos e acabou em 5º na disputa. Em 2016, o candidato também concorreu à Câmara Municipal de João Pessoa, terminando o pleito com 915 votos.
Assim como o número que carrega do partido, Tárcio apresentou suas propostas em 50 páginas. O candidato argumenta que os projetos elencados partiram das vivências individuais e coletivas dos participantes em seus respectivos espaços de atuação, o que resultou neste documento. Tárcio, entre outras áreas, vê como importante investir da desprivatização do estado, em órgãos de fiscalização e controle e aposta no orçamento e liberdade, na renúncia fiscal, Segurança e Educação.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.