Últimas Notícias

Ascom emite Nota de Esclarecimento sobre matéria que trata do “Ranking de Transparência” e reafirma publicação do portal da Prefeitura de Mari/PB

A Assessoria de Comunicação da prefeitura de Mari, emitiu na noite desta sexta-feira (14), “Nota de Esclarecimento”, aonde diz reafirmar o conteúdo da matéria publicada pela assessoria com o título “PREFEITURA DE MARI DISPARA E ASSUME A 4º POSIÇÃO NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA DOS MUNICÍPIOS PARAIBANOS”. Antes da resposta do Portal Umari, segue na íntegra, a Nota publicada pela Ascom:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

Considerando a matéria intitulada “Mari/PB, não aparece bem no Ranking de Transparência, mas Assessoria publica matéria afirmando que está em 4º lugar; Veja a verdade extraída do TCE/PB e EBT!”, publicada pelo Portal UMARI, a Prefeitura Municipal de Mari, através de sua Assessoria de Comunicação, vem de público REAFIRMAR os dados sobre o Ranking de Transparência divulgados por esta Assessoria e esclarecer que:

- Os dados divulgados por esta Assessoria de Comunicação podem ser conferidos através do aplicativo denominado turmalina e disponibilizado no site do próprio TCE/PB, podendo ser acessado por qualquer cidadão através do Link http://turmalina.tce.pb.gov.br/ .

- A posição de número 150 ocupada pelo Município de Mari, refere-se ao ano de 2016 e ainda encontra-se disponível também no site do TCE/PB nos Painéis de Acompanhamento de Gestão.

- A 4ª posição do município de Sapé, refere-se a avaliação do Escala Brasil Transparente (EBT), do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), que monitora o a Transparência pública nos Municípios acima de 50 mil habitantes. Motivo pelo qual o município de Mari e outros sequer aparecem. O monitoramento da EBT/CGU foi realizado em apenas 665 Municípios dos 27 Estados da Federação, conforme pode ser verificado no link http://transparencia.gov.br/brasiltransparente…

- Desatento e sem preocupar-se com o mínimo de credibilidade por aquilo que publica, o próprio portal afirma na mesma matéria que “No Estado, foram avaliadas pelo EBT as 10 maiores cidades”, e cita, inclusive, o ranking de cada uma das avaliadas e suas respectivas pontuações;

- Por fim, lamentamos a falta de veracidade na informação veiculada irresponsavelmente pelo Portal UMARI e, em respeito a opinião pública, exigimos do referido Portal a retratação imediata pelo desserviço prestado, bem como, a publicação, na íntegra, desta NOTA.

Mari-PB, em 14 de dezembro de 2018.

LUIZ CARLOS DE LIMA
Assessor de Comunicação”

CONSIDERAÇÕES DO PORTAL UMARI:

- Nota devidamente publicada, da mesma forma que diversas outras informações referentes à gestão municipal são publicadas em nosso portal sem que para isso necessite haver contrato ou qualquer outra relação financeira.

- Nos sentimos tranquilos quanto à integridade do nome do Portal Umari e da credibilidade depositada nas informações por ele publicadas e, lembramos que qualquer interpretação diversa da matéria publicada poderia ter sido evitada se especificassem no conteúdo publicado pela matéria do portal da prefeitura de Mari que a posição do município se refere ao “Monitoramento dos Portais de Transparência na PB” feito pelo sistema “Turmalina”, que é um dos itens a serem avaliados para definir o nível de transparência de qualquer município para que seja definida a sua posição no Ranking de Transparência que engloba diversos itens que são avaliados conforme a legislação que dispõe sobre Transparência Pública.

- Cabe salientar que a matéria do Portal Umari não questionou a 4ª posição do município no “MONITORAMENTO DOS PORTAIS DE TRANSPARÊNCIA NA PB”, mas a forma como foi publicada a informação, causando confusão ao cidadão que fizesse a leitura vindo a confundir o referido “Monitoramento” com o Ranking geral de Transparência Pública.

- Reafirmamos que toda informação publicada em nossa matéria foi retirada do próprio Portal do Tribunal de Contas do Estado, onde consta, na última análise feita em 2016 e publicada na Classificação Geral por Pontuação Total quanto ao índice de transparência pública dos municípios paraibanos, Mari na posição 105, inclusive, empatada com outros municípios. E quanto à informação do EBT (Escala Brasil Transparente), todo o índice foi retirado do próprio portal para que ficasse clara que a posição do município também não se encaixa para o referido Ranking exposto pelo EBT/CGU.

- Por fim, ao mesmo tempo em que reiteramos nossos votos de respeito ao posicionamento contraditório, mantemos o espaço do Portal Umari aberto para a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mari e para qualquer cidadão que queira manifestar esclarecimentos quando citado em qualquer das matérias por nós publicadas.



Da Redação
Do Portal Umari
Com Nota da Assessoria de Comunicação
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.