Últimas Notícias

Bolsonaro pergunta a Maia se Collor é candidato a presidente do Senado

Presidene Bolsonaro passa bilhete para o Dep. Rodrigo Maia perguntando: Collor é Candidato? Durante evento a PGR. Brasilia, 11-01-2019. Foto: Sérgio Lima/PODER 360
Presidente passou bilhetinho
‘Collor é candidato?’, indagou
Ideia é derrotar Renan Calheiros
O presidente Jair Bolsonaro tem dito que não vai se envolver nas disputas pelos comandos da Câmara e do Senado, mas está interessado no processo. Na tarde desta 6ª feira (11.dez.2019), durante uma cerimônia em Brasília, escreveu uma pergunta num pedaço de papel: “Collor é candidato?”.
O papel foi mostrado ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que é candidato à reeleição. Como reagiu Maia? Ele respondeu ao Poder360: “Silêncio”.
O grupo político no entorno de Jair Bolsonaro está quase todo conformado com a possível reeleição de Maia. Mas há ainda muita resistência a respeito do nome de Renan Calheiros (MDB-AL) para comandar o Senado.
Os bolsonaristas querem encontrar 1 nome alternativo a Renan Calheiros e uma das opções é apoiar o senador Fernando Collor (PTC-AL).
A pergunta de Bolsonaro a Maia indica que o Planalto está interessado na disputa e tenta, de alguma forma, criar saídas consideradas mais palatáveis pelo Planalto para a disputa para a presidência do Senado.
Na cerimônia desta 6ª feira, na Procuradoria Geral da República, o repórter fotográfico Sérgio Lima captou o momento em que Bolsonaro escreve a pergunta num papel e mostra a Rodrigo Maia. Depois, o presidente recolhe o papel. Eis as imagens:
Os bolsonaristas já tentaram vários nomes para apoiar na disputa pela presidência do Senado. O tucano Tasso Jereissati (do Ceará) foi várias vezes sondado, mas é considerado com pouco interesse.
Dentro do MDB, a opção seria a senadora Simone Tebet (do Mato Grosso do Sul), mas ela não reúne apoio dentro de sua própria bancada. Tebet tampouco demonstra interesse real em deixar o MDB e tentar a sorte concorrendo por outra legenda.
Fernando Collor tem relação amistosa com Jair Bolsonaro, a quem visitou na sede do governo de transição, no final de 2018. Collor também foi 1 dos poucos senadores a comparecer ao coquetel no Itamaraty no dia da posse de Bolsonaro, em 1º de janeiro de 2019.
Drive, newsletter exclusiva para assinantes produzida pela equipe do Poder360, já havia antecipado que aliados de Bolsonaro pensavam em promover a candidatura de Collor. A edição de 6 de dezembro de 2018 informava o seguinte: “Collor entra no páreo”.
À época, o Drive consultou Collor a respeito e recebeu a seguinte resposta: “Não há manifestação minha a respeito da disputa para a presidência do Senado. Se alguns lembram de meu nome, agradeço”.
Da Redação
Com  Poder 360
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.