domingo, julho 28, 2019

No Sem Censura: Músicos de Mari/PB falam de Projeto de Valorização dos Artistas, lamentam falta de apoio e questionam “gastos com Cultura. Confira!”

Na última quinta-feira (25), o Programa Sem Censura, apresentado por Silvano Silva e Marquinhos Silva, recebeu os representantes dos músicos da cidade de Mari, Eduardo (“Dudu Trombone”), Leandro (“Léo Keyboard”), maestro Josinaldo (“Buda” do trompete) e Luiz Carlos. Os mesmos falaram da criação da Associação Mariense de Músicos (AMMUS) e do Projeto de valorização dos artistas locais, convidando os músicos marienses para associar-se.

Os músicos falaram da ausência de ações e projetos na área de Cultura do município e lembraram que há cerca de três meses apresentaram pessoalmente um projeto ao prefeito Antônio Gomes e à secretária de educação, porém, até o momento o prefeito e seus auxiliares não cumpriram com o apoio prometido.

Dentre os assuntos debatidos, os músicos lamentaram pela desvalorização da banda de música da cidade que na atual gestão praticamente tornou-se inexistente. “A banda de Mari sempre teve um grande respeito lá fora e sem falar na formação de vários músicos que saíram dali... a cultura na cidade nunca funcionou como deveria funcionar... e no momento, nem o mínimo está acontecendo. Já estamos com dois anos e sete meses e isso vai acontecer quando?... e o mínimo seria pelo menos a banda musical da cidade funcionando durante todo o ano que outros gestores, que foi o mínimo que qualquer gestor manteve e não sei porque não está acontecendo agora...” – disse o músico Leandro.

Além de outros benefícios do projeto de valorização dos artistas locais, os músicos disseram que os artistas seriam cadastrados para que houvessem apresentações em cada sexta-feira ou sábado proporcionando um cachê simbólico de incentivo a esses artistas além da instalação de um estúdio de gravação na Casa de Cultura do município para ajudar nas produções musicais dos artistas de Mari. “Seria um investimento único de baixo custo, que daria suporte aos músicos por um valor que é insignificante quando comparado com o que é pago às atrações de fora que são contratadas para a festa da cidade, e ainda serviria para a gestão fazer a parte de comunicação dela nesse estúdio.” – disse o músico Eduardo.

Durante o programa foi revelado que a gestão de Mari, segundo o Sagres do Tribunal de Contas, vem gastando quase dois milhões de reais, apenas de 2017 a julho de 2019, só na área de Cultura. Os músicos indignados questionaram sobre em que foi investido todo esse dinheiro já que, segundo eles, na prática não se vê nenhum investimento.

Confira abaixo o vídeo com a entrevista na íntegra:




Da Redação
Do Portal Umari
Com Programa Sem Censura
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.