Últimas Notícias

Mari/PB – No Sem Censura: Músicos se indignam com falas de Secretária de Educação sobre gastos com Cultura: “é chacota com a cara da gente!”

Músicos de Mari quando estiveram no Programa Sem Censura
Na última quarta-feira (31), o Programa Sem Censura, apresentado pelos comunicadores Silvano Silva e Marquinhos Silva, tratou de dados apresentados no dia 29 de julho, na rádio local, pela Secretária de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Mari/PB, Rosemagna Cunha, que tentou justificar os quase R$ 2 milhões de reais gastos com Cultura na atual gestão no período de janeiro de 2017 a julho de 2019, conforme dados do Sagres/TCE-PB, sendo quase R$ 700 mil reais só em 2017. As afirmações da secretária causaram indignação por parte dos músicos da cidade.

Em sua entrevista na rádio local, a secretária disse ter feito levantamento dos gastos na área de Cultura referente a 2017 e apresentou ações que ela chamou de “projetos culturais” com seus respectivos valores. O fato de a secretária citar eventos esportivos, ações da área social e outros do tipo como se estivessem inclusos nos gastos com Cultura. Os dados foram reproduzidos ponto a ponto pelos apresentadores do Sem Censura que, fizeram o cálculo dos valores expostos pela secretária e, verificou-se que os valores não correspondem ao valor total que consta no Sagres para os gastos de 2017 além de outras contradições nas afirmações feitas pela secretária.

“Recebi os áudios da entrevista dela e só tenho a lamentar!... pegue só uma fatiazinha do bolo e invista realmente na cultura! Ela sabe e toda população de Mari sabe, pois ninguém é besta e todo mundo é bem ciente de que não tá acontecendo nenhum projeto cultural na cidade de relevância pra população. Então não adianta dizer que tem pra tentar maquiar, porque a gente não é trouxa e a gente sabe da realidade!... isso só mostra o descaso dessa gestão com a pasta da cultura e o quanto eles não tão nem aí, pois falar que um projeto de grande relevância que é música para todos, não é prioridade e dizer que não tem dinheiro e recurso, é chacota com a cara da gente!... Foi muito infeliz aquela justificativa e acredito que a gestão deve estar toda envergonhada daquela participação, porque se imaginavam que iriam maquiar alguma coisa, foi um tiro no pé, porque a gente não é criança e sabemos o que temos cobrado e porque sabemos que é possível.” – disse o músico Leandro Keyboard, indignado com as falas da secretária.

O músico Luiz Carlos também se manifestou durante o programa através de comentários escritos: “É por essa falta de discernimento na hora de classificar cada tipo de gasto que muitos gestores honestos incorrem em improbidade administrativa... Nós não vamos nos vender em troca de benefícios pessoais não. O projeto é "Música Para Todos".” – disse o jovem músico e servidor público.

O presidente da ASFAM (Associação dos Filhos e Amigos de Mari), Clécio Sousa, também participou. “Nessa entrevista da secretária, a definição de cultura é confundida, pois pelo que sei, a cultura é toda manifestação popular e de caráter lúdico ou não, arte música, teatro, cinema e que não podem ser confundidos com comemorações alusivas a dias festivos como dia das mães, dia dos pais, dia do trabalhador. São coisas bem distintas. (...) E não dá pra entender como é que se fez uma planilha, uma montagem que se você for esmiuçar, os valores que ela passou não somam esse valor de aproximadamente setecentos mil reais e se a gente tivesse realmente investido isso em cultura em Mari, a gente teria um benefício bem maior, não só social, cultural, mas também econômico, na economia local. Então fica aqui minha opinião de que esses números têm que ser melhor esmiuçados e também o nosso dinheiro público tem que ser melhor gasto...” – disse Clécio Sousa, deixando sua opinião crítica às afirmações da secretária.

O fato é que as afirmações da secretária terminaram por inflamar ainda mais a discussão em torno da falta de apoio aos artistas da cidade e ainda fizeram surgir questionamentos sobre os valores que constam no sistema do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE).

OUÇA NO VÍDEO ABAIXO A PARTICIPAÇÃO DO MÚSICO LEANDRO KEYBOARD:


VEJA NO VÍDEO ABAIXO O PROGRAMA EM QUE OS MÚSICOS SE MANIFESTARAM A RESPEITO DA ENTREVISTA DA SECRETÁRIA (TEMA INICIA POR VOLTA DE UMA HORA E CINQUENTA E SETE MINUTOS DE PROGRAMA):


Da Redação
Do Portal Umari
Com Programa Sem Censura

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.