Últimas Notícias

Pesquisa revela que a Grande João Pessoa é a região mais próspera da Paraíba

Neste dia tão importante em que é celebrado o aniversário e dia da Padroeira de João Pessoa, Nossa Senhora das Neves, o portal ekonomy traz com exclusividade uma estudo que revela o poder econômico da região da capital em relação ao restante do estado.
Segundo o livro “Região Metropolitana de João Pessoa – Mudanças nos setores econômicos e no emprego” publicado pelo economista e professor, Jurandir dos Santos Lima, da Universidade Federal da Paraíba, que será lançado nos próximos dias, a Grande João Pessoa é a área geográfica economicamente mais próspera da Paraíba, entre todos os 223 municípios.
Considerada centro financeiro e econômico do estado da Paraíba, a capital possui uma população estimada em 800 mil habitantes, é a oitava cidade mais populosa do nordeste, sendo a 23ª do Brasil. Na estado, a Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) é formada por João Pessoa e mais onze municípios.
O professor Jurandir, que além de economista é especialista em Geografia e gestão territorial pela UFPB, afirmou ao EKONOMY que seu interesse por estudar a região se deu porque pesquisas sobre a economia da capital paraibana era algo inédito. Segundo ele, isso só foi possível porque a lei estadual que estabeleceu João Pessoa como uma região metropolitana só entrou em vigor em  30 de dezembro de 2003.
Em seu livro, Jurandi dos Santos traz dados das mudanças econômicas da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) na primeira década do Século XXI. O período analisado abrange os anos de auge da economia mundial, 2000-2007, e propagação da sua segunda maior crise histórica sistêmica, de 2008 a 2010. Como nesse período o Brasil ainda não havia sofrido os maiores impactos da crise o pesquisador entendeu a importância de se compreender esse comportamento no âmbito regional de uma de suas menores economias estaduais.
O professor Jurandi dos Santos ainda afirma que suas análises econômicas e sociais se referem a região metropolitana como um todo. “João pessoa é um município sede que espalha influência sobre os outros municípios”, afirma o pesquisador.
Nesse gráfico exclusivo, explicamos em resumo a economia da capital Paraibana segundo o IBGE.

grafico jo%C3%A3o pessoa 2 - Pesquisa revela que a Grande João Pessoa é a região mais próspera da Paraíba
Da Redação
Com Ekonomy

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.