Últimas Notícias

Governadores do Nordeste debatem em Natal ampliação da conexão de internet em banda larga na região

O projeto Nordeste Conectado, que pretende ampliar a conexão de internet em banda larga na região, é o tema central da reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste que acontece pela primeira vez em Natal (RN). O encontro será segunda-feira (16), às 14h, , no Hotel Senac Barreira Roxa, na Via Costeira.
Todos os estados nordestinos estarão representados no evento.
“Nós já temos a Infovia Potiguar e estamos buscando ampliar. O nosso estado e a nossa região não podem ficar para trás no quesito conectividade. Isso é essencial para o desenvolvimento”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
A ideia é que por meio de parcerias e compartilhamento de infraestrutura o projeto ampliará os investimentos em tecnologia e o desenvolvimento regional, além de disponibilizar internet de alta velocidade para hospitais, rede pública de ensino e estruturas de segurança.
Anúncios
Além do projeto de conexão, a pauta da reunião do Consórcio inclui a captação de investimentos para a região, propostas de reforma tributária, concessões e a situação da Petrobras.
A partir das experiências já realizadas em alguns estados, parte dos investimentos para o projeto poderá vir de parcerias internacionais. Para isso, a equipe de secretários do Governo do Estado também levará ao encontro dos governadores um portfólio de investimentos para o Rio Grande do Norte que deverá compor a 1ª agenda internacional do Consórcio Nordeste.
A agenda prevista para novembro visa captar investimentos para o Nordeste, com foco na geração sustentável de emprego e renda para a população da região. O grupo chefiado pelo governador da Bahia e presidente do Consórcio, Rui Costa, viajará para a Europa, onde terá encontros institucionais e empresariais em pelo menos quatro países.
Esta assembleia geral do Consórcio Nordeste no RN também será a primeira após o lançamento do 1º edital de compras coletivas do grupo, para aquisição de medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica. O processo foi lançado na manhã de quarta-feira (11), em Salvador-BA.
Após o encontro no Piauí, em agosto, as secretarias estaduais de saúde passaram a recolher as informações sobre as demandas locais e definiram os itens com maior potencial de atendimento à população.
A medida beneficia diretamente a população dos nove estados nordestinos e os cofres públicos com a possibilidade de redução no valor dos remédios, melhor distribuição e controle de estoque. O material adquirido poderá ser compartilhado a partir do contrato de programa assinado pelos estados, que vale para todas as compras que serão realizadas pelo Consórcio.
Como preparação para a reunião do Consórcio Nordeste, os secretários de comunicação dos estados da região farão um encontro no domingo (15), também no Hotel Senac Barreira Roxa.
PROGRAMAÇÃO
14h30 às 15h: Solenidade de abertura
15h às 16h30: Discussões sobre propostas de reforma tributária
16h30 às 16h45: Agenda Europa
16h45 às 17h: Projeto Nordeste Conectado
17h às 17h30: Análise sobre a efetivação de concessões
17h30 às 18h: Reflexões acerca da Petrobras
18h às 18h30: Solenidade de encerramento
18h30: Coletiva de imprensa.
Da Redação
Com saibamais.jor
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.