Últimas Notícias

Prefeitura de Mari faz entrega de fardamentos para Agentes de Saúde e Endemias

A Prefeitura de Mari, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de novos fardamentos e materiais de expediente para os Agentes Comunitários de Saúde – ACS’s – e Agentes de Combate à Endemias – ACE’s – com kits compostos de bolsa em couro, botas, calças e blusas, como parte de um conjunto de ações de valorização que a administração tem desempenhado junto a esses servidores.
Os Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE) têm exercício exclusivamente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para a execução de atividades de vigilância, prevenção de doenças e promoção à saúde, realizando ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.
Uma das principais funções do agente comunitário de saúde é cadastrar todas as pessoas de sua área, para manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica e, com isso, fazer uma análise da situação de saúde dos usuários. Também é papel deste profissional registrar, para fins de planejamento e acompanhamento das ações de saúde, os dados de nascimentos, óbitos, doenças e outros agravos à saúde, garantido o sigilo ético, além de outras atividades de promoção à saúde.
“Reconhecer o trabalho de quem presta diretamente serviços públicos à comunidade, isso se concretiza com ações como a que resultou na entrega de uniformes por nossa Gestão aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE’s). Esse ato é uma demonstração de reconhecimento de uma categoria que promove uma excelente qualidade dos serviços de saúde em nosso município”, disse o prefeito, Antonio Gomes.
A secretária de Saúde de Mari, Emanuelle Chaves, destacou o papel dos ACS’s e ACE’s na Estratégia de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde (SUS) e reforçou a importância do fardamento para a realização dos trabalhos dessa categoria. “Esses agentes estão dentro das comunidades, percorrendo as ruas e facilitando o acesso da população à saúde. A entrega dessas fardas é uma forma de valorizar e dar melhores condições de trabalho a essa categoria tão importante, com segurança e dignidade”, ressaltou a secretária.
“Valorizar é melhorar a qualidade dos serviços que prestamos para os Marienses. O fardamento é mais um compromisso da gestão com os profissionais ACS’s e ACE’s e demonstra a responsabilidade e respeito da administração do Prefeito Antonio Gomes, com os servidores públicos”, observou Nilcélio Antônio, secretário adjunto da Saúde do Município.
Da Redação
Com  Ascom
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.