Últimas Notícias

Paraíba prorroga vacinação contra gripe até 30 de junho

Cobertura vacinal geral do estado está em 78,48% e meta é atingir pelo menos 90% dos grupos prioritários.
A campanha vacinação contra a gripe foi adiada até 30 de junho na Paraíba. A terceira e última fase teve início no dia 11 de maio, com prioridade para pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade.
A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que envolve, ainda, trabalhadores de saúde, idosos e povos indígenas. Até o momento, a cobertura vacinal geral do estado está em 78,48%, um total de 851.697 doses aplicadas.
“Pessoas de todas as idades podem ser acometidas por influenza. Mas algumas são mais propensas a desenvolver complicações ou quadros graves. A vacina contra a gripe é segura e evita casos graves e mortes pela doença”, explica a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares.
Ao todo, 82 municípios paraibanos já atingiram as metas.

Balanço da campanha por público alvo

  • Trabalhadores de saúde: atingido 108% da meta;
  • Idosos: 106,58%;
  • Indígenas: 83,15%;
  • Puérperas: 55,69%;
  • Crianças: 50,97%;
  • Gestantes: 46,86%;
  • Adultos de 55 a 59 anos: 42,47%

Importância da vacina

A chefe do Núcleo de Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde, Isiane Queiroga, reforça a importância da vacina. Ela destacou que a Paraíba tem menos de 12% da meta geral pendente, mas que alguns grupos isolados estão com o percentual muito abaixo do esperado.
“A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza. Nesta reta final, todas as pessoas não vacinadas que fazem parte de algum grupo prioritário podem se vacinar e é fundamental que estas procurem os postos de saúde”, informou.
Ainda conforme Isiane Queiroga, a imunização ajuda na investigação de possíveis casos de Covid-19. “A vacina não protege contra o coronavírus, mas proteger a população contra a influenza minimiza o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da Covid-19, já que os sintomas são semelhantes”, reforçou.
Da Redação
Com Portal Correio
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.