Últimas Notícias

Autoridades e políticos destacam legado deixado por Pinto do Acordeon

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lamentou, na manhã desta terça-feira (21), o falecimento do músico paraibano Pinto do Acordeon, vítima de câncer.
Luciano ressaltou que Pinto, cantor, compositor e ex-vereador, deixa um legado na cultura nordestina e na história da música popular popular. Ele foi companheiro de Luciano Cartaxo na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e foi o grande homenageado da edicão de 2014 do São João Pra Valer, realizado pela atual gestão da Prefeitura de João Pessoa.
“Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de Pinto do Acordeon. A Paraíba perde um de seus maiores nomes, uma referência em cultura nordestina e na nossa música. Ele era um artista nato, dono de um talento como poucos. Tive a oportunidade de ser seu companheiro na Câmara Municipal e muito me orgulhou poder homenageá-lo no nosso São João. Que Deus o receba de braços abertos e que sua família, amigos, fãs e admiradores tenham a força para superar o momento. Pinto do Acorden se vai, mais deixa uma história que jamais será apagada de nossas lembranças”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
Pinto do Acordeon morreu na madrugada desta terça-feira (21), em São Paulo, onde lutava contra um câncer na bexiga. Dono de uma trajetória artística de sucesso e de absoluta importância para a cultura do nosso Estado, sua carreira o levou ao patamar de um dos maiores ícones do forró nordestino.
Pinto do Acordeon era natural de Conceição, no Vale do Piancó. Em 1976 gravou o primeiro LP, deixando o legado de 20 álbuns gravados, já tendo composto músicas para Elba Ramalho, Genival Lacerda, Dominguinhos, Fagner, Os 3 do Nordeste e Trio Nordestino. Também exerceu o mandato de vereador pela cidade João Pessoa entre os anos de 1993 e 1997.
Patrimônio Cultural do Estado
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) também lamentou o falecimento de Pinto do Acordeon. “O presidente Adriano Galdino, em nome de todos os deputados e servidores da Assembleia Legislativa da Paraíba, vem a público lamentar o falecimento do cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon, aos 72 anos”, disse em nota o presidente do Legislativo.
Na nota, Adriano Galdino ressalta que em 2019, a ALPB aprovou o projeto de lei 11.399, de autoria do deputado Wallber Virgolino, que reconhecia a importância do músico e solicitava que suas obras fossem consideradas Patrimônio Cultural do Estado. A iniciativa foi sancionada pelo governador João Azevedo em 12 de julho do ano passado.
“Além de uma carreira consolidada como músico, Pinto do Acordeon também realizou um grande trabalho como vereador. É uma grande perda grande para a Paraíba, para o Nordeste e para o Brasil, sem sombra de dúvidas”, lamentou Adriano Galdino.
O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) também lamentou nesta terça-feira a morte do cantor e compositor Francisco Ferreira de Lima, mais conhecido como Pinto do Acordeon, aos 72 anos, ocorrido em São Paulo.
“A cultura paraibana perde um dos seus filhos mais ilustres e representante do genuíno forró, dando também sua contribuição na política quando vereador em João Pessoa. Deixo o meu voto de pesar à família e amigos de Pinto do Acordeon que foi um guerreiro na luta contra o câncer. Sempre estará nas nossas melhores recordações”, destacou Tovar.
Ao lamentar a morte de Pinto, o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) disse que ele deixa um legado na cultura nordestina e na história da música popular.
“Eu, como todos os paraibanos que tiveram a oportunidade de conhecer e acompanhar a carreira de Pinto do Acordeon, encantando-se e divertindo-se com as belíssimas e genuínas composições da nossa cultura nordestina, a gente amanhece com o coração ainda mais esvaziado. O falecimento de Pinto vai ser sentido demais, pois ele foi um dos ícones da musicalidade paraibana no mundo. Então a gente fica a lamentar”, afirmou Veneziano, por meio das suas redes sociais.
Da Redação
Com Parlamento PB
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.