Últimas Notícias

Em Mari, avança trabalho de fortalecimento da cadeia produtiva de ruminantes

A equipe da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário vem trabalhando fortemente na organização e fortalecimento da cadeia produtiva de ruminantes no município de Mari.
O trabalho abarca todo o sistema produtivo que envolve a criação de caprinos, ovinos e bovinos. Nesse sentido, foi realizado o processo de mobilização, sensibilização e capacitação; a partir daí, teve início a construção dos ambientes apropriados aos cuidados com cada espécie, bretes, currais e apriscos; em seguida foi iniciado a seleção dos animais com foco no melhoramento genético, nos cuidados e tratamentos fitossanitários; ao mesmo tempo se investiu na produção de alimentos para os animais, seja através do melhoramento e renovação de pastagens, no plantio de sorgo forrageiro, seja na transformação da massa verde em ensilagem, além da articulação junto ao setor tecnológico da UFPB/CCA com vista a transformação dos restos culturais da mandioca e da batata doce em ração de boa qualidade para os animais.
No que consiste ao melhoramento genético, o trabalho será feito de duas formas: a introdução de reprodutores de alta performance genética na cobertura das matrizes de caprinos e ovinos, também foram adquiridas matrizes da raça Anglo-Nubianas. Por outro lado, o melhoramento genético bovino será feito através da inseminação artificial. Para isso, o município adquiriu todo o material necessário à inseminação das matrizes bovina; a primeira fase para a inseminação já foi iniciada. As matrizes que foram selecionadas irão passar pelo “PROTOCOLO DE IATF”, no qual as fêmeas serão estimuladas, através do uso de hormônios, a entrar no CIO ao mesmo tempo! A estratégia visa que a gestação ocorra no final de julho ou início de do mês de agosto, com isso as vacas irão ter abundância no fornecimento de ração na fase final da prenhez e da lactação.
Buscando fechar a cadeia produtiva dos ruminantes, será trabalhada a capacitação focada no processamento dos derivados do leite e da carne desses animais.
O desenvolvimento do município de Mari passa, necessariamente, pelo rural.
Da Redação 
Com Assessoria  
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.