Últimas Notícias

EXCLUSIVO: fundador do PT/PB e ex-presidente do PT na capital defende aliança com Ricardo Coutinho; confira

 


O advogado Antônio Barbosa, que foi pré-candidato a vereador de João Pessoa pelo PT,  escreveu uma nota onde declara apoio à candidatura de Ricardo Coutinho para a PMJP. Antônio é fundador do PT/PB e ex-presidente do PT da Capital.

Fontes ligadas à redação do Polêmica Paraíba apontam o advogado como o possível nome para compor a chapa com Ricardo.

Na nota, o advogado diz ter se sentido indignado e assustado com as falas de dirigentes PTistas em relação à candidatura de Ricardo Coutinho. “Afirmo minha total desaprovação em relação a falas desnecessárias e absurdas.” disse.

Antônio ainda disse que o argumento de que o PT de João pessoa está sob intervenção golpista é um argumento deslocado: “Esse argumento busca ainda mistificar animosidades de qualquer parte ao companheiro Anísio Maia, liderança de longa data do PT.”

Confira na íntegra:

Companheiros/as do PT de João Pessoa,

Visualizando esta noite os debates nos nossos grupos internos e nas redes sociais, fui tomado de susto e indignação.
Como filiado, fundador do PT/PB e ex-presidente do PT da Capital, afirmo minha total desaprovação em relação a falas desnecessárias e absurdas sobre o processo de construção das nossas estratégias partidárias e a consequente implicação de dirigentes PTistas no mesmo e, também, sobre a pessoa do nosso companheiro Ricardo Coutinho.
Falas que somente descontroem, acusam e perturbam não são bem-vindas em um Partido plural, democrático, que zela pelas suas instâncias decisórias e seus membros.

No primeiro caso, me deparei com o deslocado argumento de que o PT de João Pessoa está sob intervenção golpista, quando vivemos tão-somente a legalidade, a legitimidade e a normalidade de construção de uma estratégia política nacional em nível local por parte do Diretório Nacional e das lideranças locais do Partido.
Esse argumento busca ainda mistificar animosidades de qualquer parte ao companheiro Anísio Maia, liderança de longa data do PT.
Fiquemos com a Verdade: Não há golpe! O Diretório Nacional é o órgão deliberativo legítimo e legal para produzir situações como a demanda de aliança do PT com o PSB.
Um filiado ao PT que declara anular sua potência política em razão da complexidade atual das estratégias políticas, ele deve urgentemente voltar-se, pelo menos, ao estudo da nossa história de construção das candidaturas de Lula, de Dilma e de Haddad nos últimos 30 anos.

No segundo caso, e este me parece mais grave que o anterior, me deparei com uma fala injusta e desqualificada em relação à figura do companheiro Ricardo Coutinho, caricaturado como “fascista”.
Companheiros, os fascistas alienam o povo com discursos de ódio, de autoritarismo, de racismo, de homo- e transfobia, de militarismo reacionário, de fanatismo religioso, de preconceitos contras as minorias, pluralidades e diversidades, de romantização da guerra e do líder autocrata, de negação de Direitos Humanos, Trabalhistas, Sociais, de definição do adversário político como inimigo a ser metralhado.
O fascismo é a celebração da ordem política hierárquica e violenta, que nega a diferença e a liberdade em nome de mitos eugenistas e xenófobos como Nação e Raça.
Onde cabe, então, interpretar a trajetória política do companheiro Ricardo Coutinho como político de extração fascista?

O Diretório Nacional do PT, que em uma fala aparece como golpista interventor, legitima fascistas?
Não podemos incorrer nesses absurdos, companheiros/as!
Peço, assim, às três instâncias partidárias, que sejam enérgicas na defesa deste bem-comum no PT que é o uso civilizado, responsável e construtivo do DEBATE.

Antônio Barbosa Filho

 

 

Companheiras e Companheiros do PT de João Pessoa,

Vamos aos fatos!

O primeiro deles é que somos um partido nacional: nos projetos institucionais, nos programas de governo, nas estratégias eleitorais, nas identidades políticas construídas.
Pensamos, sentimos e agimos como um PT organizado nacionalmente desde bases locais e regionais comprometidas com um amplo e duradouro projeto de transformação da sociedade brasileira.
Quiçá um caso único na política brasileira!
O segundo fato – de caráter mais imediato – é que estamos em ritmo acelerado de construção de uma candidatura para disputar a prefeitura de João Pessoa.
Disputamos para vencer!
Disputamos como o PT de Lula, de Dilma, de Haddad, de Gleisi, de Fátima, de Camilo, de Wellington Dias, de Rui Costa e de tantos outros companheiros que se alinham politicamente com nossos companheiros mais próximos do dia-a-dia: Anísio Maia, Frei Anastácio, Luiz Couto, Giucélia Figueiredo, Jackson Macêdo, Sandra Marrocos e Marcos Henriques.
Diante desses dois fatos, – de que somos um PARTIDO NACIONAL em CAMPANHA pela PREFEITURA DE JOÃO PESSOA, – devemos integrar o terceiro fato de que a nossa estratégia nacional de disputa eleitoral, tal como decidido pelo Diretório Nacional, passa pela aliança do PT com o PSB.

Temos, assim, o nome do companheiro de lutas Ricardo Coutinho, – já experiente fundador do PT na Paraíba, vereador, deputado estadual, prefeito e governador na nossa Paraíba e liderança nacional destacada na defesa dos governos do PT, – à frente desse projeto certamente vencedor de conquistar a Prefeitura de João Pessoa.
Vamos aos fatos, companheiras e companheiros do PT de João Pessoa!
É momento de somarmos FORÇAS contra as investidas de retrocesso autoritário da Direita bolsonarista que se organizam na nossa cidade.
É momento de estarmos unidos como PT nacionalmente organizado com os nossos companheiras e companheiros do PSB, do PCdoB e demais agremiações políticas ideologicamente próximas.
Nossas lideranças, – Anísio Maia, Frei Anastácio, Luiz Couto, Giucélia Figueiredo, Jackson Macêdo, Sandra Marrocos e Marcos Henriques, – tem aí um enorme papel a cumprir!
Nesse sentido interpreto a decisão nacional do PT em favor da nossa aliança com o PSB de Ricardo Coutinho e me apresento para este projeto político de, em breve, estarmos à frente da prefeitura de João Pessoa.

João Pessoa, 20 de Setembro de 2020.
Antonio Barbosa Filho

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.