Últimas Notícias

Eventos partidários causam elevação no número de covid-19 no estado; Secretário de Saúde diz que o número poderá crescer ainda mais; confira

 


Os números do novo Coronavírus na Paraíba tiveram uma piora e as autoridades sanitárias estão ligando isso às aglomerações causadas pelos candidatos nas eleições deste ano. As suspeitas têm uma explicação: a elevação começou a ser registrada a partir deste mês, justamente duas semanas após o prazo final das convenções partidárias e o início da campanha de rua.

A média móvel de mortes teve um aumento de 25%, de acordo com o divulgado no fim de semana pela Rede Globo. O secretária de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, apontou o reflexo disso na lotação das Unidades de Terapia Intensiva (ITIs) destinadas ao internamento das vítimas da Covid-19. Ele lembrou que na última sexta-feira (16) o Hospital de Clínicas de Campina Grande estava com 12 dos 15 leitos de UTI Adulto ocupados. Metade dos pacientes são de outras cidades.

A situações mais grave passou a ser registrada no Sertão, onde 64% dos leitos chegaram ser ocupados na semana passada. Este índice sofreu melhora relativa no último relatório, divulgado neste domingo (18). O índice de ocupação no Sertão caiu para 59%, porém, o patamar ainda preocupa as autoridades sanitárias. A Região Metropolitana de João Pessoa tem ocupação de 42%. Em Campina Grande, o índice é de 33%.

Em Entrevista ao Polêmica Paraíba, o Secretário de Saúde Do estado, Geraldo Medeiros disse que a passagem da Paraíba da Cor azul para a Cor vermelha no mapa Brasil, é um reflexo de que as convenções partidárias ocorreram com grandes aglomerações em todo o estado.

O Secretário ainda disse que mesmo João Pessoa e Campina Grande estando em bandeira amarela, há uma grande chance de aumentarmos os casos de covid-19 entre a segunda quinzena de novembro e o inicio de dezembro; isso não só pelo fato das aglomerações dos eventos políticos nos municípios, mas também pela volta às aulas em algumas escolas.

A Justiça Eleitoral, atenta à preocupação mundial com uma possível segunda onda da Covid 19, está mantendo a proibição de eventos de campanha que impliquem em aglomerações sem controle, a exemplo de carreatas, passeatas e comícios, buscando conter o avanço e propagação do vírus responsável por uma pandemia sem precedentes.

De acordo com Geraldo Medeiros, será sim necessário tomar medidas de enfrentamento à essa possível nova onda do vírus no estado. Após os alertas e preocupações do Secretário, o presidente do TRE, José Ricardo Porto, irá se reunir com juízes na 3ª para reforçar proibição de eventos nesta terça-feira (20).

Da Redação

Com Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.