Últimas Notícias

Pesquisadores afirmam que não há evidências de nova onda de Covid-19 na Paraíba

 


Os pesquisadores alegam que a taxa de variação do número de casos confirmados e do número de óbitos vem caindo a cada mês.

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional (Labimec) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) afirmam que não há evidências de uma nova onda de Covid-19 na Paraíba. Os pesquisadores alegam que a taxa de variação do número de casos confirmados e do número de óbitos vem caindo a cada mês.

De acordo com os dados do monitoramento do laboratório da UFPB ao qual o ClickPB teve acesso, em 14 de maio, houve o registro de 3.361 casos confirmados na Paraíba. Em 11 de junho, 25.370. A taxa de variação, de um mês para o outro, foi de 654,83%. Em 9 de julho, 57.614 novos casos tinham sido confirmados. Sendo assim, a taxa de variação, de julho para junho, foi de 127,09%.

Ainda de acordo com os pesquisadores, quando compara a taxa de variação do número de novos casos de Covid-19 na Paraíba entre maio e junho e entre junho e julho, é possível concluir que a taxa de variação caiu quase um quarto.

Nos meses seguintes, a taxa de variação referente a novos casos de Covid-19 confirmados no estado continuou caindo. 

Conforme os dados do laboratório da UFPB, em 13 de agosto, tinham sido confirmados 93.794 novos casos. Em comparação a julho, a taxa de variação foi de 62,80%, ou seja, a metade da taxa de variação entre junho e julho.

Em setembro, a queda da taxa de variação do número de novos casos confirmados de Covid-19 na Paraíba voltou a cair quase um quarto. Foi de, exatamente, 18,87%, com 11.495 novos casos confirmados em 10 de setembro.

“O número de novos casos cresce, mas as taxas de variação são decrescentes. Isso também vale para o caso dos óbitos. Nós atualizamos os dados conforme os meses vão passando e verificamos a taxa de variação de um mês com relação ao anterior”, explica o professor Cássio Nóbrega, coordenador do laboratório da UFPB.

Para os pesquisadores é evidente que os números de novos casos e de óbitos por Covid-19 estão crescendo a cada mês, na Paraíba, mas estão crescendo em uma proporção menor. É justamente por isso que não há evidências de uma nova onda da doença no estado.

Segundo o levantamento, o número de óbitos registrados em 14 de maio, 11 de junho, 9 de julho, 13 de agosto e 10 de setembro foram, respectivamente, 160, 570, 1.196, 2.092 e 2.590.

Já as taxas de variação de um mês para o outro foram 256,25%, 109.82%, 74,92% e 23,80%, havendo assim queda na taxa de variação do número de óbitos por Covid-19 na Paraíba com o passar dos meses.

“O momento atual não apresenta evidências suficientes para afirmar que temos uma segunda onda. Em algum momento, houve indícios de que isso poderia acontecer, mas os dados derrubam essa tese”, finaliza o professor  Cássio Nóbrega .

Da Redação

Com Click PB 

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.