Últimas Notícias

Patrulha Maria da Penha atendeu cerca de 5 mil mulheres vítimas de violência doméstica em mais de um ano na Paraíba

 


Lídia Moura, secretária da Mulher e da Diversidade Humana, destacou o avanço do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha da Paraíba (PIPMP-PB), em entrevista no programa ‘Fala Govenador’ desta segunda-feira, 30. De acordo com ela, 5 mil atendimento já foram realizados desde 2019 quando foi lançado. Atualmente 150 mulheres estão sendo acompanhadas permanentemente.

Com apenas um ano de funcionamento, o programa realizou 1.648 triagens e 12 mil rotas indicadas pelas mulheres como áreas de risco são monitoradas sistematicamente. Até agora, 16 homens foram presos em flagrante por descumprimento de medida protetiva.

“O programa é solicitado pela própria mulher que é vítima de medida protetiva ou de violência. A diferença é que a patrulha começa com o atendimento no instante em que a mulher faz a denuncia e solicita o acompanhamento pedindo a proteção”, explicou.

O programa está vigente desde de 2019 nas cidades de João Pessoa e Campina Grande e segue sendo ampliado para mais 36 municípios que apresentam índices elevados de violência conta a mulher, mesmo com a pandemia da covid-19, que segundo Lídia não impediu nenhuma atividade da pasta. “Todos os serviços da secretaria da mulher permaneceram mesmo com a pandemia e ainda foram ampliados. Nós conseguimos colocar uma casa de acolhida de mulheres vítimas de violência na pandemia”, ressaltou.

A Patrulha Maria da Penha, serviço do Governo do Estado coordenado pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, que é composta por uma equipe multidisciplinar que realiza visitas, atendimento social, jurídico e acionamentos de plantão da equipe técnica, reuniões e grupos terapêuticos.

Da Redação

Com Click PB

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.