João Pessoa registrou até as 14h desta quinta-feira (13) um volume de 167,8 milímetros de chuvas em 24 horas. A quantidade de água provocou transtornos em alguns pontos da cidade e a Defesa Civil da Capital registrou 22 ocorrências no período, entre alagamentos e deslizamentos.
- Em 24h, chove mais que a metade do esperado para todo o mês de maio em João Pessoa
- Chuvas alteram local de vacinação contra Covid-19 para pessoas com comorbidades em João Pessoa
Em pelo menos dois pontos da cidade, o deslocamento de terra provocou interrupções no trânsito: um deles no km 19 da BR-230 (sentido João Pessoa-Cabedelo) e outro na Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Esporte Clube Cabo Branco.
Uma câmera da Superintendência Executiva de Trânsito e Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) flagrou o momento exato que o deslizamento ocorreu.
Ponte foi levada
Uma ponte metálica que liga as comunidades São Rafael e Padre Hildon Bandeira foi levada pela força da água. De acordo com a Defesa Civil da Capital, pelo menos 120 famílias foram atingidas na comunidade São Rafael com a cheia do Rio Jaguaribe. Algumas tiveram que ser realocadas em abrigos emergenciais cedidos pela Prefeitura de João Pessoa, como escolas municipais e ginásios.
Segundo o coordenador do órgão, Kelson Chaves, para evitar aglomerações algumas famílias também estão sendo aconselhadas a procurar casas de outros familiares onde possam ficar as próximas horas.

Previsão de mais chuvas
De acordo com o Climatempo, as chuvas são resultado do avanço das áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical. A movimentação dessas áreas do mar para a costa acontece em outras Capitais do Nordeste, como Recife, Natal e Fortaleza.
Segundo o coordenador da Defesa Civil da Capital, Kelson Chaves, as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que as chuvas devem continuar até terça-feira, mas sem a mesma intensidade.
Da Redação
Com Portal Correio