Últimas Notícias

Fernández presta homenagem aos quase 100 mil mortos pela Covid na Argentina


 Cerimônia teve representantes de diferentes religiões, povos indígenas e da comunidade afro-argentina. País tem 92.317 óbitos e 4,4 milhões de infecções por Covid-19.

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, homenageou no último domingo (27) os quase 100 mil mortos por Covid-19 no país, em ato no Centro Cultural Kirchner (CCK) junto com representantes de diferentes religiões, povos indígenas e comunidade afro-argentina.

"Esta é uma cerimônia de recolhimento e reflexão em homenagem às pessoas que morreram de Covid-19, dessa pandemia que assola a humanidade", disse o presidente, único orador da homenagem.

"As milhões de pessoas que morreram até agora chocaram o mundo inteiro. Assim como os quase 100 mil mortos em nosso país nos desafiam na parte mais profunda", acrescentou.

Na presença de quase todos os governadores e da primeira-dama, Fabiola Yáñez, Fernández, acompanhado de algumas crianças, acendeu 24 velas em homenagem às vítimas do coronavírus nas 24 províncias argentinas, após um minuto de silêncio.

"O vírus é invisível, mas é agressivo, destrói e inflige muita dor", disse o presidente.

No final da cerimônia, cada um dos presentes colocou uma rosa branca ao lado das velas, enquanto se ouvia o "Adiós Nonino", do compositor Astor Piazzola.

Assim como havia representantes de todos os credos religiosos, povos indígenas e da comunidade afro-argentina, a música tocada ia do lírico ao tango, do folclore ao rock, enquanto a atriz Laura Novoa lia poemas de renomados autores argentinos.

"Nossa homenagem, depois de passar por esse tempo de dor, será construir uma Argentina unida e solidária, que sempre cuide da saúde de seus habitantes. (...) Cuidando, recuperando, reconstruindo, para que possamos olhar para o futuro com memória e esperança", disse Fernandez.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, a Argentina registrou quase 4,4 milhões de infecções e 92.317 mortes por Covid, segundo dados oficiais.

Nas últimas semanas, a Argentina acelerou a campanha de vacinação e 19,7 milhões (44%) de seus 45 milhões de habitantes têm pelo menos uma dose das diferentes vacinas do país. Enquanto isso, 3,9 milhões receberam as duas doses, segundo dados oficiais deste domingo.

Da Redação

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.