Últimas Notícias

Papa Francisco destaca a diferença entre esmola e partilha

 


O Vaticano já disponibilizou às ´igrejas particulares´ (dioceses) a mensagem do papa Francisco alusiva ao ´Dia Mundial dos Pobres´, que será celebrado no próximo dia 14 de novembro.

No texto, Francisco sublinha que “Jesus não só está do lado dos pobres, mas também partilha com eles a mesma sorte”.

“Um gesto de beneficência – grifa – pressupõe um benfeitor e um beneficiado, enquanto a partilha gera fraternidade. A esmola é ocasional, ao passo que a partilha é duradoura. A primeira corre o risco de gratificar quem a dá e humilhar quem a recebe, enquanto a segunda reforça a solidariedade e cria as premissas necessárias para se alcançar a justiça”.

O papa questiona mais adiante: “Como se pode dar uma resposta palpável aos milhões de pobres que tantas vezes, como resposta, só encontram a indiferença, quando não a aversão?”

“Um estilo de vida individualista é cúmplice na geração da pobreza e, muitas vezes, descarrega sobre os pobres toda a responsabilidade da sua condição”, ressalta Francisco.

Da Redação

Com Paraiba OnLine

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.