Últimas Notícias

Operação conjunta identifica sítio que mantinha trabalhadores em situação análoga à escravidão na Paraíba

 


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba em operação conjunta com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e órgãos públicos de Vigilância Sanitária identificaram um sítio em que trabalhadores eram mantidos em situação análoga à escravidão.

Ao todo 14 pessoas, dentre elas mulheres e uma criança de nove anos, teriam vindo da Bahia para a Paraíba com a promessa de um emprego. Eles foram levados para uma plantação de frutas no município de Boqueirão, sem condições dignas de trabalho e estadia

A operação iniciou quando duas mulheres que trabalhavam da plantação de frutas fizeram uma denúncia ao MPT. Elas realizavam o manuseio de agrotóxicos para pulverização da plantação quando passaram mal, sendo necessário saírem do sítio para receberem atendimento médico, momento em que aproveitaram a oportunidade para realizar a denúncia.

O Ministério Público do Trabalho e os órgãos de Vigilância Sanitária tentaram realizar a fiscalização do sítio, mas encontraram dificuldades. Os policiais do Comando de Operações Especiais (COE-PB) e Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da PRF em Campina Grande foram chamados para prestar apoio aos órgãos e facilitar a fiscalização.

Chegando ao local da denúncia, foi constatado que 14 pessoas trabalhavam em situação análoga à escravidão, dentre elas uma criança de nove anos que pilotava uma motocicleta pulverizadora. No lugar, não havia condições mínimas de higiene e estadia. As instalações onde os trabalhadores dormiam eram precárias e as condições de realização do trabalho eram inseguras. Os proprietários do sítio traziam trabalhadores do estado da Bahia com a promessa de emprego digno.

Todas as pessoas identificadas como trabalhadores em condições análogas à escravidão foram resgatas, receberam o apoio necessário e breve voltarão para suas casas na Bahia. Três pessoas, que são sócios do empreendimento, foram autuadas e deverão responder de acordo com as normas jurídicas que regem as relações entre empregados e empregadores.

A Polícia Rodoviária Federal permanece vigilante para cumprir a missão de promover a prosperidade da Nação, atuando de forma integrada com outros órgãos em defesa da dignidade dos trabalhadores brasileiros.

Da Redação
Com Portal do Litoral

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.