Últimas Notícias

GOVERNO BOLSONARO: Planalto segurou dados sobre desmatamento para depois do COP26

 


O  governo Jair Bolsonaro (sem partido) omitiu dados sobre o desmatamento na Amazônia para não prejudicar a diplomacia durante a COP26, confererência destinada a discutir as questões ambientais no mundo. Segundo publicação do portal Metrópoles, os dados do Inpe, divulgados apenas nesta quinta-feira (18),  que mostram um aumento no índice de desmatamento na Amazônia, já era de conhecimento do governo antes mesmo da COP. Por conta disso, a divulgação do relatório teria sido adiada para após o evento.

Segundo o relatório do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a área desmatada na  Amazônia foi de 13.235 km² entre agosto de 2020 e julho de 2021. Na edição anterior, o número foi de 10.851 km² entre agosto de 2019 e julho de 2020. Uma alta de 22% entre os dois relatórios.

É a maior área desde 2006, quando foi apontado 14.286 km² desmatados. A maior taxa na série histórica foi registrada em 2004, quando 27 mil km² de área desmatada foram registradas pelo sistema.

Atraso na divulgação dos números
A data de 27 de outubro na nota técnica informa que o resultado já era de conhecimento do governo. A COP, que foi realizada em Glasgow, na Escócia, começou quatro dias depois que as informações sobre o desmatamento tinham sido liberadas.

Durante a COP26, na qual Bolsonaro ficou em uma posição distante de outros países, ele afirmou que “ali [COP] é um local onde quase todos apresentam os problemas para os outros resolverem. Você pode ver. China, Índia, EUA não assinaram nada. Nós somos os que mais contribuímos para a não emissão de gases de efeito estufa e que por vezes mais pagamos a conta, mais somos atacados”, disse o presidente.

A alta na taxa de desmatamento divulgado pelo Inpe está em desacordo com as  promessas apresentadas pelo Brasil durante a COP26. No primeiro dia do evento, no dia 1° de novembro, o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou que o Brasil vai zerar o desmatamento ilegal em 2028. A meta anterior estipulava 2030.

Na última segunda-feira (15), Bolsonaro afirmou, durante viagem ao Oriente Médio, que a Amazônia é “úmida” e “não pega fogo”. Em 2020, o mandatário fez a mesma observação e afirmou que há uma “seita ambiental” europeia, cujo interesses são estimular uma “briga comercial” para prejudicar o agronegócio nacional.

Da Redação

Com IG

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.