Últimas Notícias

Bolsonaro lidera no segmento evangélico por ampla margem, diz PoderData; como fica o Datafolha?

 


A última pesquisa PoderData divulgada na quarta-feira (22) aponta que, se o país fosse composto somente por evangélicos, o presidente Jair Bolsonaro (PL) seria o primeiro colocado isolado nas pesquisas de intenção de voto para 2022. Ele teria a preferência de 43% desse público.

O mesmo levantamento mostra que o ex-presidente Lula (PT) ficaria em 2º lugar, pontuando 26% neste segmento, portanto quase 17 pontos a menos que o atual chefe do Poder Executivo. Trata-se de um cenário totalmente diferente do que foi mostrado na semana passada pelo Datafolha.

De acordo com o insituto do grupo Folha, Lula tem 46% das intenções de voto dos protestantes, ante 44% de Bolsonaro, portanto um empate técnico, dentro da margem de erro. O mesmo levantamento disse que os evangélicos consideram Lula como ‘o melhor presidente da história do país’, e Bolsonaro o pior.

O levantamento do Datafolha havia provocado estranheza entre líderes evangélicos, já que Bolsonaro mantém um apoio visível, palpável e substancial no segmento. O grupo segue receoso com a ideia de uma volta da esquerda ao poder. Há uma clara divergência entre partidos de esquerda e as igrejas, por razões que envolvem ideologia e valores.

Na média geral, quando se considera a população como um todo, Lula lidera com 40% das intenções de voto. Bolsonaro fica em 2º lugar, com 30%. Esse número também diverge do Datafolha, que apontou vitória de Lula em primeiro turno.

Em meio a divergência tão drástica entre dois institutos, cabe a pergunta: apenas a metodologia explica tamanha disparidade de leitura e tradução do cenário eleitoral?

A pesquisa PoderData ouviu 3 mil pessoas, por telefone, e foi realizada no período de 19 a 21 de dezembro de 2021, em 494 municípios das 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Da Redação

Com Agenda Política com informações de Poder360

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.