Últimas Notícias

Epidemia: Secretário diz que tendência é H3N2 se espalhar para o resto do Estado


 O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou em entrevista ao programa Tribuna Livre, da TV Arapuan, que a Influenza A (H3N2), que tem causado um surto de gripe em João Pessoa, tem a tendência de adquirir caráter epidêmico e se espalhar para todo o estado. “Já prevemos que esse surto tende a evoluir. Toda semana passada solicitamos antivirais ao Ministério da Saúde. Essa vacina que recebemos e aplicamos em abril de 2021 não protege contra essa variante H3N2. Só teremos essa vacina adequada em abril de 2022 [até lá] teremos que conviver com essa epidemia com essa epidemia até o final de março”, disse.

“Já temos relatos de surtos em Guarabira, Campina Grande e a tendência é se tornar epidemia em todo o estado em função do alto poder de propagação do H3N2. Vamos nos reunir com a secretária municipal de Saúde, Margareth Diniz, e o Ministério da Saúde para avaliar o envio desses antivirais para a Paraíba”, relatou.

Medeiros ressaltou a necessidade de manter a mesma proteção que já era adotada para covid-19, como uso de máscara, álcool gel e manter distanciamento físico. “E em casa fazer confraternização com poucas pessoas, poucos familiares”, apontou.

Sintomas

A sintomatologia da gripe e covid-19 se superpõem. De acordo com Medeiros, na fase inicial, geralmente há necessidade de realização do swab nasal. “A maioria dos casos é de influenza, já que a covid-19 está em decrescimento”, contou.

O secretário explicou que a covid-19 e a influenza não têm relação, porém caso a pessoa esteja gripada não deve tomar vacina. “É preciso esperar que os sintomas regridem e afastar a possibilidade de covid-19”, orientou.

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.