Últimas Notícias

Bolsonaro veta projeto que ampliaria prazo de concursos públicos

 


O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou um projeto de lei que suspende o prazo de validade de concursos públicos homologados até 20 de março de 2020, quando foi decretado calamidade pública no Brasil por impactos da covid-19.

O prazo de um concurso público é o período que a administração pública tem para cumprir o que está previsto no edital e nomear os aprovados. Pelo projeto, a validade dos certames voltaria a correr em 1º de janeiro de 2022.

O texto vetado sugeria a ampliação do prazo dos concursos públicos por um ano. Segundo a Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República, o veto ocorreu para dar segurança jurídica aos concursos que foram encerrados.

A decisão foi publicada hoje no DOU (Diário Oficial da União) e acompanha uma manifestação da Advocacia-Geral da União, que argumentou que “a proposição legislativa perdeu o seu objeto”.

“A proposição legislativa contraria o interesse público ao suspender a contagem dos prazos de validade de concursos até 31 de dezembro de 2021, período já transcorrido, o que poderia implicar a aplicação de efeitos retroativos ao restabelecer a vigência de concursos já encerrados e causar insegurança jurídica”, defendeu a Advocacia-Geral da União.

O projeto para ampliar a validade de concursos públicos havia sido aprovado em dezembro de 2021 pelo Senado Federal e, anteriormente, pela Câmara dos Deputados.

Da Redação
Com UOL

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.