Últimas Notícias

Campina Grande faz triagem para evitar falta de testes de Covid-19

 


Diagnóstico assistencial significa que os exames são priorizados para pessoas que estão com sintomas da doença e na janela correta de aplicação.

A Secretaria de Saúde de Campina Grande tem seguido a conduta de diagnóstico assistencial na aplicação de testes para detecção de Covid-19. O objetivo dessa triagem qualificada é evitar a falta de testes, diante do risco de desabastecimento generalizado no mercado.

O diagnóstico assistencial significa que os exames são priorizados para pessoas que estão com sintomas da doença e na janela correta de aplicação, de acordo com o tipo de teste. Com essa conduta, o Município não tem, até o momento, enfrentado desabastecimento dos exames.

Alguns grupos também são priorizados. São os casos que abrangem idosos a partir de 65 anos de idade; pessoas com comorbidades, neoplasias, doenças reumatológicas, asmáticos, pessoas vivendo com HIV/Aids; profissionais de saúde; gestantes, puérperas e trabalhadores de serviços essenciais.

Recentemente, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) e a Organização Pan-Anamericana de Saúde (OPAS) emitiram notas técnicas orientando sobre o uso racional dos testes, diante da possibilidade de falta de insumos para a produção dos exames, em virtude do aumento de casos da variante Ômicron. A não disponibilidade de testes em algumas cidades já atingiu, inclusive, farmácias comerciais.

“Estamos buscando otimizar a aplicação dos testes para não enfrentarmos dificuldades justamente com quem mais precisa, que são os pacientes cuja conduta médica necessita do diagnóstico, como os pacientes internados, para nortear o tipo de tratamento e a medicação usada’, disse o secretário de Saúde, médico Gilney Porto.

Em Campina Grande, a Secretaria Municipal de Saúde aplica testes no Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, no Hospital Dr. Edgley Maciel e nas duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sempre após avaliação médica.

Da Redação

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.