Últimas Notícias

Lucena volta a vacinar nesta quarta crianças que tomaram doses com erro; MPF acompanha


 Acontece nesta quarta-feira (9), em Lucena, mais uma etapa de vacinação contra Covid das crianças que receberam em dezembro e janeiro doses de forma equivocada.

Uma equipe do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba, liderada pela procuradora Janaina Andrade, acompanhará novamente a vacinação de crianças no município.

Esta será a última fiscalização da série de vistorias que vem ocorrendo desde quando o órgão ministerial tomou conhecimento do erro.

Serão imunizadas no Assentamento Outeiro de Miranda, com segundas doses, as crianças que tomaram vacinas em fevereiro, encerrando o ciclo vacinal.

Outras crianças – Além da vacinação das crianças que receberam doses de forma equivocada, terá seguimento a campanha de imunização infantil em outros pontos da cidade.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde estará presente.

Ação do MPF

Por conta do erro, o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil pública, com pedido de liminar, em face do Município de Lucena (PB), do prefeito Leo Bandeira, além de técnica de Enfermagem que aplicou vacinas contra covid-19 em crianças, por dano moral coletivo relativo à inobservância de protocolos de operacionalização da imunização. O MPF requer R$ 1 milhão, a ser pago pelos três demandados.

Inadequação vacinal – As investigações que resultaram a propositura da ação iniciaram a partir de inadequação vacinal constatada em 49 crianças (sendo 36 com prazo de validade vencido) de dois assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) localizados em Lucena. A despeito de os imunizantes infantis terem sido disponibilizados apenas a partir do dia 14/01/2022, o município decidiu iniciar a imunização do público infantil nos dias 21/12/2021 e 07/01/2022, com as doses da vacina destinadas ao público adulto, tendo parcela desse público infantojuvenil recebido doses com a validade expirada em função da temperatura.

Ademais, de acordo com relatório da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB), foi constatado que ao menos 880 adolescentes e adultos em Lucena foram imunizados de forma inadequada com doses de Pfizer vencidas.

Da Redação

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.