Últimas Notícias

UFPB abre inscrições para 1º Curso de Ciclocondutor de Turismo do Brasil

 


Com o objetivo de capacitar profissionais para atuar nas rotas do Projeto de Cicloturismo Conheça João Pessoa de Bicicleta, estão abertas as inscrições para o 1º Curso de Ciclocondutor de Turismo do Brasil, promovido pelo Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB),  em conjunto com o Departamento de Turismo.

O curso destina-se a guias de turismo, condutores de grupos de ciclismo e estudantes dos cursos de turismo e geografia (após o 2º ano de graduação). A ação ocorrerá no período de 31 de março a 11 de junho, no formato híbrido.

Serão cinco módulos que totalizam dez oficinas online, todas as quintas-feiras, das 19h às 22h, incluindo diversas atividades, exercícios e dinâmicas, além de uma oficina supervisionada de forma presencial, em uma das rotas de cicloturismo da cidade de João Pessoa, no Centro Histórico.

As inscrições para o curso “Ciclocondutor de João Pessoa- Ano I” podem ser realizadas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa), gratuitamente, até o dia 28 de março.  Estão disponíveis 30 vagas.

De acordo com a coordenadora do Curso, Profa. Andréa Porto, do Departamento de Geociências, o conteúdo pragmático da capacitação é voltado para atender a uma demanda da cidade de João Pessoa, que já possui empresas e hotéis que realizam aluguel de bicicletas para turistas.

O curso considera também o roteiro de cicloturismo para a cidade, criado em parceria entre a UFPB e a Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur-JP), e que contempla a infraestrutura e os patrimônios existentes na cidade.

“A gente criou esse roteiro, mas não há quem atue fazendo a condução desses grupos e os guias que existem na cidade não foram capacitados para fazer a condução de grupo. É, na verdade, um curso inovador no Brasil, inclusive a gente está recebendo propostas de outras universidades e instituições para oferecer o curso para outros locais”, contou a docente.

O curso de Ciclocondutor de Turismo abordará o repertório conceitual do cicloturismo como opções de negócios na área do ciclismo e gestão coletiva da cidade; sustentabilidade, negócios de turismo; mecânica de bicicleta, Território Metropolitano e a Cidade de João Pessoa, Código de Trânsito e Primeiros Socorros, Hospitalidade no Cicloturismo, gestão e marketing digital, dentre outros.

As oficinas serão ministradas por professores facilitadores da UFPB, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), da Rede Nacional de Turismo Criativo (RECRIA), do Observatório Nacional de Cicloturismo – Planett, e de profissionais do setor turístico. Ao final do curso, os participantes receberão certificação e o passaporte de ciclocondutor do projeto Pedagogia Urbana, que idealizou as rotas de cicloturismo da cidade de João Pessoa.

Da Redação

Com Agência UFPB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.