Últimas Notícias

Rios e açudes transbordam no brejo com chuvas que caíram neste final de semana; Confira registros dos internautas


 Com as fortes chuvas que caíram na região do brejo paraibano desde o último dia 25 de maio, os rios, barragens e açudes transbordaram e populares registraram com alegria a chegada das águas e a modificação dos cenários em diversos municípios.

Em Serra da Raiz, a barragem do suspiro, o principal reservatório de água administrado pela Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) na localidade, chegou a sua capacidade máxima e “sangrou” como dizem os populares.

Em Pirpirituba o rio que corta a cidade também transbordou e populares se aglomeram na ponte próximo a saída para Belém, onde registraram o avanço das águas reformulando o seu caminho natural. A rua do Rio que fica as margens do rio Pirpirituba ficou inundada, assim como o campo de futebol da cidade, que foi tomado pelas águas. Os registros foram feitos por populares e publicados nas redes sociais.

O rio Guarabira, na cidade de Guarabira também teve um aumento considerável em seu volume e transbordou nesta sexta (27).  Conforme registro de populares.

O município é cortado por pequenos rios, como o Guarabira, o Araçagi e o Mamanguape. O Rio Guarabira tem origem na localidade João da Silva, no município de Pilõezinhos. Em Guarabira, o rio tem uma extensão de 18 quilômetros, desaguando no rio Mamanguape, junto ao povoado do Maciel.

Antes do final de semana o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia emitido alerta de perigo potencial de chuvas para 98 municípios paraibanos com validade até o último sábado (28)

De acordo com o alerta, poderia chover mais de 60 mm/h ou mais de 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h. Existe grande risco de alagamentos e transbordamentos de rios e grandes deslizamentos de encostas.

A expectativa é que as chuvas continuem caindo durante esta semana, porém, em menor intensidade.

O órgão orienta aos moradores que desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia e, em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em caso de situação de grande perigo confirmada, os moradores devem procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.

Da Redação

Com Nordeste1.Com

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.