Últimas Notícias

Defesa Civil de João Pessoa segue monitorando áreas de risco após chuvas fortes

 


Devido ao grande volume de chuvas durante a manhã desta quinta-feira (9), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec/JP) segue com as equipes de prontidão, monitorando as áreas de risco (barreiras, encostas e comunidades ribeirinhas) para evitar transtornos à população. O alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas de 30 a 60 milímetros (mm), mas até o momento não houve registro de ocorrências.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 24 horas choveu 41,74 milímetros (até 10h desta quinta-feira) em João Pessoa. O maior acumulado foi registrado no Cuiá, com 53,6 mm, seguido do Cristo Redentor, com 50,4 mm. Já a menor precipitação foi registrada no Altiplano, com 24,2 mm.

Como acionar a Defesa Civil – Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec/JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.

Semam – Em caso de árvores que apresentem risco de tombamento, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83)9-8645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E para casos mais urgentes é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia – 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios. Os técnicos da Semam estão vistoriando as áreas verdes, checando se há árvores que apresentem riscos de cair.

Seinfra – A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) intensifica os serviços de manutenção de galerias em nove bairros nesta quinta-feira (9). O objetivo é evitar pontos de alagamento, com trabalhos de limpeza, remoção de entulhos e sucção de águas represadas.

Já a Operação Tapa-Buraco, que estava programado para acontecer em 20 bairros, foi suspensa nesta quinta devido o tempo chuvoso. A ação é realizada pela Diretoria de Manutenção e Conservação da Seinfra (DMC).

Locais com manutenção de galerias:

Av. Bento da Gama, Lourdinas – Torre
Av. Camilo de Holanda – Torre
Av. Pedro II – Torre
R. Maciel Pinheiro – Centro
CBTU – Varadouro
R. Mourise de Miranda Gusmão – Cristo
R. Flodoaldo Peixoto – Valentina
Radialista Niwton júnior – Valentina
R. Mariangela Lucena Peixoto – Valentina
Diversas ruas do Cabo Branco
Diversas ruas do Manaíra
Diversas ruas de Tambaú
Diversas ruas do Bairro dos Estados

Atendimento – A população de João Pessoa pode solicitar qualquer serviço de manutenção da Seinfra, entre galerias, drenagem, terraplanagem, tapa-buraco e iluminação por meio do 0800 031 1530 e da plataforma Prefeitura Conectada, no site da Prefeitura.

Semob-JP – Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (9), a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) monitora, por meio dos agentes de mobilidade em campo e das câmeras do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (Cott), os pontos de maior demanda de tráfego nas principais vias da Capital.

Foram detectados pontos de alagamento na Avenida Dom Pedro II (Ibama) e na Avenida Sanhauá (em frente à CBTU), onde os veículos transitaram com dificuldade e velocidade reduzida. A ocorrência positiva é que os semáforos não apresentaram falhas desde o início da manhã.

A Semob-JP recomenda atenção redobrada ao transitar nas vias em período chuvoso, mantendo uma distância maior do veículo da frente, usando os faróis baixos, guiando-se pelas linhas e tachões no solo, acionando o limpador de para-brisas e dirigindo com velocidade reduzida, evitando freadas bruscas.

Urgências de trânsito – São disponibilizadas pela Semob-JP, dois números para contato: o Disk 118 e o 9 8760-2134 (WhatsApp). Com isso, o órgão de mobilidade recebe informações de ocorrências sobre acidentes, semáforos com defeito, entre outros assuntos, onde uma equipe é acionada ao local para solucionar o problema em tempo real. A população pode consultar mais informações sobre as ocorrências de trânsito da Capital nas redes sociais oficiais da Semob-JP (@semobjp – Instagram e @transitosemobjp – Twitter).

Sedurb – As equipes da Sedurb seguem de plantão e à Disposição da Defesa Civil para dar suporte a qualquer ação.

Da Redação

Com PB Agora

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.