Últimas Notícias

Novos radares e lombadas eletrônicas começam a multar nesta segunda em Campina Grande


 A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), informa que, após o período educativo e ampla divulgação, os 13 novos radares e lombadas eletrônicas, instalados em Campina Grande no último mês de maio, passarão registrar as infrações de trânsito cometidas pelos condutores a partir desta segunda, 13 de junho. Todos os equipamentos já passaram pela aferição do Inmetro.

Nas novas e antigas lombadas, as infrações de desrespeito aos limites de velocidade serão registradas por 24h. Já as de avanço de sinal e desrespeito às faixas de pedestres serão computadas das 5h às 23h.

Desde o dia 4 de maio foi iniciado o período oficial de divulgação e educação, relativo à instalação das novas lombadas na cidade, com o envio de advertências para os condutores que cometiam infrações passando pelos novos equipamentos.

O objetivo da colocação dos radares e lombadas é diminuir o número de acidentes nos locais onde o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), da STTP, registrou índices elevados de sinistros, principalmente relacionados à alta velocidade e avanço de sinal vermelho.

Vale ressaltar que, comparando os anos de 2015 (quando não havia nenhuma lombada eletrônica instalada em Campina Grande) e 2021 (quando todas as lombadas atuais já estavam em funcionamento), o número de acidentes caiu 60% e o de mortes reduziu 70%, nos corredores com equipamentos, o que justifica plenamente a implantação dos equipamentos.

Desta forma, a colocação das lombadas atende ao que preconiza o conceito de Visão Zero (nenhum acidente é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). Tudo isso se conforma ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e ao que preconizam as Nações Unidas com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.

Locais onde estão instaladas as novas lombadas e radares

Lombadas eletrônicas (velocidade):
Av. Floriano Peixoto (próximo à rotatória do Dinamérica, sentido centro-bairro);
Av. Dr. Vasconcelos (próximo à EMPASA, no Alto Branco);
Av. Assis Chateaubriand (próximo ao Aeroporto);
Av. Francisco Lopes com avenida Belo Horizonte (Santa Cruz);
Rua Dom Pedro II (Alto da Bela Vista).

Avanço de semáforo, velocidade e desrespeitar a faixa de pedestre:
Av. Floriano Peixoto x Rua Nilo Peçanha (Prata);
Av. Juscelino Kubitscheck x Rua Gasparino Barreto (Cruzeiro);
Av. Juscelino Kubitscheck x Rua Célso Cunha (Cruzeiro);
Av. Cônsul Joseph Noujaim Habib Nacad x Rua Pedro Leal (Instituto dos Cegos);
Av. Almeida Barreto (Vitamilho);
Av. Almirante Barroso x Rua Santa Filomena (próximo ao 2º Batalhão de Polícia Militar);
Av. Almirante Barroso x Rua Damasco (Liberdade);
Av. Assis Chateaubriand x Rua Pedro Otávio (Brasil Gás).

Da Redação

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.