Últimas Notícias

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA: após fim de semana de chuvas intensas, Natal decreta estado de calamidade

 


A prefeitura de Natal, capital do Rio Grande do Norte, decretou estado de calamidade pública nesta segunda-feira (4/7), devido aos estragos causados pelas chuvas intensas que caem na região desde o último fim de semana. Em 12 horas, a cidade registrou mais da metade do volume de água esperado para todo o mês de julho.

As tempestades causaram alagamentos em vários pontos da capital, deixando pessoas desabrigadas e moradores desalojados. Segundo a Defesa Civil do estado, três famílias e um idoso foram acolhidos em uma escola municipal — porém, a maior parte dos cidadãos afetados está abrigada em casas de familiares.

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 96 horas, precipitações acumularam mais de 300 mm em Ponta Negra, bairro costeiro da cidade. A título de comparação, a média de chuva esperada para todo o mês de julho é de 245 mm, conforme estimativa da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn).

O grande volume pluviométrico provocou o transbordamento de lagoas de captação de águas pluviais, crateras abertas, alagamento de imóveis “com perdas de pertences dos moradores” e deslizamento em áreas de encosta. Também foram afetadas redes de drenagem, com registro de queda de árvores e casas interditadas por risco de desabamento.

As secretarias de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e de Educação destinaram três escolas para receber eventuais desabrigados pelo desastre: a Escola Municipal de Santos Reis, na Zona Leste; Francisca Ferreira, em Felipe Camarão; e a Escola de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte.

Também serão disponibilizados colchões, cestas básicas e material de higiene e limpeza para a população que precisar deixar a moradia.

Situação de emergência

O decreto de situação de calamidade dispensa o município da obrigação de abrir licitação para compra de materiais e contratação de serviços, com o objetivo de reparar danos causados nas áreas afetadas.

Também ficam autorizadas a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre, bem como a relização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade para oferecer assistência à população.

O documento também determina que todos os órgãos municipais estão autorizados a colaborar, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo, com as ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução.

A prefeitura deu início a processos de desapropriação, por utilidade pública, de propriedades particulares localizadas em “áreas de risco intensificado de desastre”.

Fenômeno regional
A região Nordeste continuará a sofrer com os efeitos das fortes chuvas provocadas pelo fenômeno Ondas do Leste. Ele consiste em alterações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, resultando no aparecimento de nuvens muito carregadas na costa leste nordestina.

Segundo previsão da Metsul, parceira do Metrópoles, esta segunda-feira será marcada por chuvas fortes e frequentes desde o leste do Rio Grande do Norte até o leste do Sergipe. Também são esperados grandes acúmulos nas capitais Natal, João Pessoa, Recife e Maceió.

Da Redação

Com Polêmica Paraíba com informações de Metrópoles

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.