Últimas Notícias

Paraíba já tem 11 casos confirmados de varíola dos macacos

 


Há 11 casos confirmados de varíola dos macacos no Estado da Paraíba. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 8, pela secretaria de Estado da Saúde. São duas mulheres e nove homens infectados. A faixa etária com maior número de casos confirmados é a de 30 a 39 anos (45%), sendo que nove dos casos são residentes de João Pessoa e dois em Cabedelo. Segundo investigação dos municípios, até o momento, apenas três casos referem contato com pessoas oriundas de São Paulo, sem definição de contato ou caso fonte dos demais casos confirmados, o que requer ampliação das investigações. Nenhum dos casos foi hospitalizado, o município de residência segue acompanhando os contatos das ocorrências.

Até agora já foram notificados 162 suspeitas da doença, das quais 90 foram descartadas e outras 60 estão em investigação e um caso é de provável contaminação.

Os sintomas iniciais da varíola dos macacos incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. Lesões na pele se desenvolvem primeiramente no rosto e depois se espalham para outras partes do corpo, incluindo os genitais. As lesões na pele parecem as da catapora ou da sífilis até formarem uma crosta, que depois cai.

Os sintomas da varíola dos macacos podem ser leves ou graves, e as lesões na pele podem ser pruriginosas ou dolorosas. Casos mais leves de varíola podem passar despercebidos e representar um risco de transmissão de pessoa para pessoa.

No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias. Por isso pessoas infectadas precisam ficar isoladas e em observação por 21 dias.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), ampliou o serviço ‘Alô Saúde’ e também passou a atender as dúvidas sobre a Monkeypox. O serviço de atendimento telefônico, criado em abril deste ano, funciona como um canal de informação para a população paraibana sobre uma série de condições de saúde, como as síndromes gripais e arboviroses.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e a ligação pode ser feita pelo número: 0800 083 0010. “A população pode ligar caso tenha alguma dúvida, alguém que apresente algum sintoma, forma de transmissão, como lidar com as situações com relação à Monkeypox que a equipe responsável pelo Alô Saúde buscará responder a essas dúvidas apresentadas”, explica o diretor-geral da ESP-PB, Felipe Proenço.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.