Últimas Notícias

POLÊMICA: Bolsonaro visitou líder miliciano Adriano Nóbrega na prisão

 


O presidente Bolsonaro (PL) e o seu filho primogênito, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), visitaram duas vezes o líder miliciano e ex-capitão do Bope Adriano Nóbrega entre os anos 2004 e 2005. O presidente e o seu filho também prestaram homenagens ao criminoso.

Em 2019, Adriano Nóbrega foi apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) como o chefe da milícia conhecida como “Escritório do Crime” e também por ter participado de outro grupo paramilitar em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio.

A assessoria de imprensa de Bolsonaro e do senador Flávio Bolsonaro justificaram as visitas com o argumento de que na “época das homenagens era impossível prever que alguns desses policiais pudessem desonrar a farda”. Essa tese é repetida há tempos por ambos.

Segundo informações do UOL, a primeira visita ocorreu durante um suposto motim de policiais que estavam presos no recém-criado Batalhão Especial Prisional (BEP) em 28 de outubro de 2004.

A segunda visita ocorreu por ocasião da entrega da medalha Tiradentes, considerada a maior comenda do estado do Rio, pelo então deputado estadual Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), a Adriano Nóbrega. Jair Bolsonaro marcou presença na homenagem.

Em 2004, Adriano Nóbrega estava preso aguardando julgamento pela morte do manobrista Leandro dos Santos Silva, ocorrida em novembro de 2003. Nóbrega e um grupo de policiais foram presos em flagrante acusados de executar Silva, que havia denunciado um episódio de tortura e extorsão comandado por Nóbrega.

Adriano Nóbrega foi morto durante uma operação policial na Bahia, em fevereiro de 2020, após passar um ano como fugitivo da Justiça. Ele havia sido denunciado na Operação Intocáveis pelo MP-RJ.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Revista Fórum

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.