Últimas Notícias

Pesquisa Quaest: Lula lidera em Minas Gerais com 45%; Bolsonaro tem 40% e indecisos são 8%

 


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma vantagem de cinco pontos sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Minas Gerais, de acordo com nova pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira. O petista, segundo o levantamento, tem 45% das intenções de voto dos mineiros, contra 40% do atual presidente.

A pesquisa, entretanto, ainda apresenta um cenário incerto a quatro dias da eleição: 8% dos eleitores do estado ainda diz não saber em quem vai votar. Além deles, 7% dos entrevistados no estado dizem que irão votar em branco ou nulo.

O levantamento é relevante porque Minas Gerais é visto pelas campanhas e por especialistas como um estado-chave tanto pelo tamanho do seu eleitorado, o segundo maior do país, mas também por seu histórico de apontar o resultado nacional. No primeiro turno, Lula teve 48% dos votos válidos em Minas e Bolsonaro, 43%, exatamente o mesmo resultado da eleição nacional.

Em votos válidos, Lula teria, segundo a Genial/Quaest, 53% das intenções de voto, contra 47% de Bolsonaro. O instituto, contudo, também calcula um cenário que leva em conta a abstenção, chamado de “eleitores prováveis”. Entre esse grupo que tem mais chance de ir votar, Lula tem 52,2% das intenções de votos válidos e Bolsonaro, 47,8%.

Na pesquisa espontânea, 42% dizem que irão votar em Lula, enquanto 38% respondem Bolsonaro. Nesse cenário, quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor, 14% dos mineiros ainda não sabem em quem irão votar, mais um dado que reforça a possibilidade de mudanças de hoje até domingo.

Assim como na pesquisa nacional, a maioria dos mineiros acha que Lula será eleito presidente no domingo: 47% pensam dessa forma. Outros 32% acham que Bolsonaro será o vencedor, enquanto 21% não sabem.

Os mineiros, entretanto, têm uma visão mais positiva do governo do que o resto do país. Em Minas Gerais, a aprovação de Bolsonaro está numericamente acima da reprovação: 37% avaliam o mandato positivamente em relação a 34% que tem uma visão negativa da administração. Outros 27% a consideram regular.

Bolsonaro, entretanto, ainda carrega uma rejeição pessoal: 49% dos eleitores de Minas dizem que não votariam nele de jeito nenhum, enquanto 44% dizem que não votariam de forma alguma no candidato do PT. Além disso, a Quaest também captou uma insatisfação com a economia: para 35% dos eleitores do estado, a economia é o principal problema do país. Há um mês, eram 24% que pensavam dessa forma. Além deles, 22% enxergam nas questões sociais o principal problema (eram 10% no mês passado).

Da Redação
Do Portal Umarí
Com Fonte: O Globo
O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.