Últimas Notícias

João vai para o 2º mandato com apoio de 22 deputados e deve fazer o presidente da ALPB; veja quem é situação e oposição

 


O governador João Azevêdo (PSB) tem sido um fiel na balança na hora de falar sobre a eleição para a presidência da Assembleia Legislativa. Ao menos é isso que os próprios deputados têm falado. E não é à toa. O socialista chega ao 2º mandato com uma base bem recheada, que conta com 22 parlamentares, e pode ficar ainda maior até o início da nova legislatura. Apenas 14 estão na oposição.

Diante de um número tão consistente, fazer um presidente aliado é sim uma meta para deixar a balança ainda mais a seu favor no Poder Legislativo, já que a base governista representa 61% do total das cadeiras ocupadas e ficaria ainda mais poderosa, caso eleja o comandante da Casa.

A disputa já chegou a contar com 8 aliados do governador se colocando na fila para concorrer ao cargo de presidente que já é discutida para os dois biênios. Adriano Galdino (Republicanos), Wilson Filho (Republicanos), Branco Mendes (Republicanos), Tião Gomes (PSB), Eduardo Carneiro (SD), Galego de Sousa (PP), Inácio Falcão (PCdoB) e Felipe Leitão (PSD) eram os cogitados, sendo Galdino o mais forte.

Contudo, Galdino teria que enfrentar uma pequena guerra jurídica na Casa para conseguir o 3º mandato, já que isso não é permitido. Diante da barreira, o atual presidente já garantiu que não disputará o primeiro biênio. O que diminuiu a concorrência.

Quem também já se retirou da lista foi Tião Gomes (PSB), que declarou apoio a Branco Mendes, para o primeiro biênio, e Galdino, para o segundo.

Em minoria, a bancada de oposição segue para a disputa da presidência em silêncio e sem nenhum candidato que se aventure a entrar na briga.

Acordo é para eleger deputado do Republicanos

Em meio a toda essa disputa de candidatos que vêm de vários partidos, nunca é demais relembrar que o apoio do Republicanos a João Azevêdo nas eleições, conforme membros da própria legenda, foi garantido após um acordo com o socialista para haver consenso em torno do nome de um republicano.

Para o 2º biênio, Adriano Galdino deve ser o escolhido. Já para o 1º biênio, Branco Mendes e Wilson Filho dividem opiniões.

O acordo foi firmado, à época, para garantir o nome do PP, no caso Lucas Ribeiro, na chapa majoritária.

Governador diz que não vai interferir na eleição

Mesmo com todo esse poderio nas mãos, o governador João Azevêdo que não vai interferir no andamento da eleição na Assembleia Legislativa. “Em nenhum momento haverá intervenção numa decisão que é puramente dos deputados. O primeiro princípio é o respeito entre os poderes. Ao Poder Executivo cabe conversar com os deputados da base, ouvir quais os seus sonhos e seus pleitos, pretensões com relação à Mesa. Entretanto, intervir jamais”, ressaltou.

Atualmente, os integrantes da bancada de situação são:

Adriano Galdino (Republicanos), Felipe Leitão (PSD), Eduardo Carneiro (SD), Wilson Filho (Republicanos), João Paulo (PP), Chico Mendes (PSB), Tanilson Soares (PSB), Tião Gomes (PSB), Junior Araujo (PSB), DRª Jane Panta (PP), Marcio Roberto (Republicanos), Francisca Motta (Republicanos), DRª Paula (PP), João Gonçalves (PSB), Danielle do Vale (Republicanos), Galego de Souza (PP), Jutay Meneses (Republicanos), Hervazio Bezerra (PSB), Branco Mendes (Republicanos), Chió (REDE), Inácio Falcão (PCdoB), Luciano Cartaxo (PT).

Estão na bancada de oposição:

Wallber Virgolino (PL), Cida Ramos (PT), Camila Toscano (psdb), Anderson Monteiro (mdb), Caio Roberto (pl), Dr. Romualdo Quirino (mdb), DR. Eduardo Brito (solidariedade), Fábio Ramalho (PSDB), George Morais (UB), Gilbertinho (UB), Taciano Diniz (UB), Tovar Correia Lima (PSDB), Michel Henrique (REP), Sargento Neto (PL).

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Fonte83

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.