Últimas Notícias

Kim Jong-un faz rara aparição com a filha durante teste de lançamento de míssil, dizem agências

 


Imagens divulgadas pela Coreia do Norte mostrariam a adolescente e a mãe dela.

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, fez a primeira aparição pública com a filha na última sexta-feira (18), segundo as agências de notícias. A Reuters diz que a informação de que se trata da filha do líder foi dada pela agência estatal norte-coreana KCNA, que divulgou as imagens.

As fotos foram feitas durante um teste de lançamento de um míssil balístico intercontinental.

Ainda de acordo com a Reuters, a esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, também aparece nas fotos.

O nome da menina não foi divulgado. Nas fotos, pai e filha aparecem de mãos dadas, caminhando, durante o teste militar.

"Esta é a primeira ocasião em que vimos a filha de Kim Jong Un em um evento público", disse Michael Madden, especialista em liderança da Coreia do Norte no Stimson Center, com sede nos Estados Unidos.

"É altamente significativo e representa um certo grau de conforto da parte de Kim Jong -un que ele a exponha em público dessa maneira", completou Madden.
Jenny Town, da 38 North, uma organização de pesquisa da Coreia do Norte com sede em Washington, disse que a atitude de Kim Jong-un em levar a filha um teste de lançamento de míssil - e publicar as fotos dos dois assistindo - sugere que ele não está prestes a ceder à pressão para desacelerar os programas de armas, ou voltar às negociações.

“Isso tem a gravidade de transmitir um legado. Essas óticas dão a sensação de que também fazem parte do legado dele agora,” destacou Town.

O professor da Universidade Norte-coreana de Estudos, Yang Moo-jin, disse à Reuters que a aparição de Kim Jong-un indica que ele quis mostrar a família como "boa e estável", para que ele apareça como um líder para as "pessoas normais".

Sobre o teste de lançamento do míssil, Moo-jin avalia que a intenção do líder norte-coreano foi provar que ele iria para uma ação real, em vez de recorrer a "palavras vazias", para responder à Coreia do Sul, aos Estados Unidos e ao Japão.

Kim Jong-un e a filha, durante teste de míssil na Coreia do Norte. — Foto: Reuters

Lançamento do míssil

O míssil foi lançado a aproximadamente mil quilômetros, em um teste que durou 1 hora e 10 minutos. O Ministério da Defesa do Japão informou que a arma poderia viajar por 15 mil quilômetros, o suficiente para atingir os Estados Unidos.

O teste do míssil foi realizado um dia depois de Kim Jong-un alertar sobre "respostas militares mais ferozes" aos Estados Unidos.

Líder norte-coreano e a filha durante teste de lançamento de míssil na Coreia do Norte. — Foto: Reuters

O que se sabe sobre a família de Kim Jong-un

Segundo a Reuters, especialistas acreditam que o líder norte-coreano tenha três filhos: duas meninas e um menino.

Em 2013, o astro aposentado do basquete americano Dennis Rodman disse que Kim Jong-un tinha uma filha "bebê" chamada Ju Ae. Depois de uma viagem à Coreia do Norte naquele ano, Rodman disse ao jornal The Guardian que passou um tempo com Kim e sua família e segurou o bebê.

Ju Ae deve ter hoje entre 12 e 13 anos, o que significa que em quatro ou cinco anos ela vai começar a frequentar a universidade ou entrar no serviço militar, segundo o especialista Michael Madden.

"Isso indicaria que ela será educada e treinada para assumir a liderança - pode ser uma preparação para assumir a posição de líder central, ou ela pode se tornar uma conselheira e jogadora de bastidores como a tia", disse ele.

A Coreia do Norte nunca anunciou quem sucederia seguiria Kim se ele estivesse incapacitado e, com poucos detalhes conhecidos sobre seus filhos, analistas especulam a irmã do líder e os partidários do governo poderiam formar uma regência até que um sucessor tivesse idade suficiente para assumir.

Para Madden, a aparição da filha do líder no evento pode sugerir uma sucessão hereditária para a quarta geração da família.

Kim Jong-un em foto com a filha e a esposa, Ri Sol-ju. — Foto: Reuters

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Click PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.