Últimas Notícias

Motor de 720 cavalos e canhão: governo compra 98 blindados por R$ 5 bilhões

 


A escolha de modelo do Exército deve ter o contrato assinado no dia 5 de dezembro no Quartel-General do Exército, em Brasília.

O governo de Jair Bolsonaro (PL) anunciou a compra de 98 blindados que custaram R$ 5,07 bilhões (900 milhões de euros). A escolha de modelo do Exército deve ter o contrato assinado no dia 5 de dezembro no Quartel-General do Exército, em Brasília.

A viatura escolhida foi o Centauro II , criado pelo consórcio italiano CIO (Oto Melara), das empresas Iveco Veículos de Defesa e Leonardo.

O veículo pesa 30 toneladas e consegue atingir uma velocidade de 105 km/h em vias pavimentadas, segundo a  ficha técnica do modelo. Eles contam ainda com canhões de 120 mm e serão utilizados para modernizar a frota.

Ademais, o Centauro II possui um motor com mais de 720 cavalos que oferece "desempenhos inigualáveis em termos de velocidade e aceleração", segundo a empresa fabricante.

O modelo pode também lidar com ameaças como minas, IEDs (Improvised Explosive Device, na tradução Dispositivo Explosivo Improvisado) e as munições cinéticas. Ele tem capacidade para transportar três pessoas, o comandante, o artilheiro e o carregador.

O novo blindado do Exército, de tração 8×8 e capaz de disparar munições especiais, substituirá as viaturas de reconhecimento Cascavel, produzido em pela empresa Engesa, em 1970.

Sobre o ranking dos modelos, o segundo melhor veículo blindado foi o LAV-700 AG, produzido no Canadá pela norte-americana General Dynamics Land Systems. O terceiro, o ST1-BR da chinesa Norinco.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Click PB

Com  (Foto: Divulgação/Iveco-Otomelara)

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.