Últimas Notícias

Nova modalidade de golpe usa chave Pix que você não utiliza; saiba como se proteger

 


Atualmente, o Banco Central disponibiliza quatro tipos de registro no Pix: celular, CPF, e-mail e chave aleatória.

Uma nova modalidade de golpe pelo sistema de pagamento eletrônico instantâneo Pix utiliza chaves não utilizadas. Atualmente, o Banco Central disponibiliza quatro tipos de registro no Pix: celular, CPF, e-mail e chave aleatória. De acordo com o delegado Aneilton Castro, da Delegacia de Defraudações, usuários devem ficar atentos a ligações que informem sobre crédito em contas bancárias.

“Uma pessoa foi comunicada que havia um crédito oriundo de depósito na chave Pix com o número de celular dela. O golpista falou que para ela ter acesso ao dinheiro deveria enviar uma foto com documento de identidade em punho. Acontece que a pessoa só tinha ativado as chaves Pix com e-mail e CPF. O que aconteceu é que foi criada uma conta no nome dela, sem ela saber. Ora, se a pessoa tem consciência de que não abriu uma nova conta, ela não deve, de forma alguma, fornecer fotos com documentos. Esse material é um dado biométrico que validará a conta fraudulenta”, explicou o delegado, em entrevista à TV Correio.

Aneilton Castro recomenda que clientes de agências bancárias façam cadastro no Registrato do Banco Central. “Nessa página, você poderá acompanhar se existem contas em aberto, empréstimo, chaves Pix registradas, enfim tudo que tenha relação com a sua vida financeira”.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.