Últimas Notícias

UFPB inscreve para 62 vagas de Residência Médica até a próxima segunda-feira (21)


 Médicos residentes regularmente matriculados terão direito a bolsa custeada pelo Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09, moradia, alimentação e férias anuais de 30 dias.

Acaba, nesta segunda-feira (21), o prazo para inscrições no processo seletivo para admissão de médicos residentes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O edital retificado oferece 62 vagas divididas em 15 programas de residência. A Residência Médica é uma modalidade de ensino de Pós-graduação, caracterizada por treinamento em serviço. As inscrições deverão ser efetuadas pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Sigaa), mediante envio da documentação exigida pelo edital e pagamento da taxa de inscrição.

De acordo com o edital, os médicos residentes regularmente matriculados terão direito a bolsa custeada pelo Ministério da Educação no valor de R$ 4.106,09, moradia, alimentação e férias anuais de 30 dias.

“Queremos selecionar os melhores médicos para fazerem as suas residências nas mais diversas áreas do conhecimento, para atuarem no Hospital Universitário e dar suporte ao curso de medicina do Centro de Ciências Médicas. A PRPG atuará na coordenação desse processo juntamente com a Comissão de Residência Médica da UFPB”, diz o pró-reitor Valdir Braga.

O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva e análise de currículo restrita ao Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA). São ofertadas vagas para Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Geral – R3 (3° ano), Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia e Metabologia, Endoscopia Ginecológica, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, Infectologia, Mastologia, Oftalmologia, Pediatria, Psiquiatria e Reumatologia.

Para programas de residência médica com acesso direto o pré-requisito é a graduação em medicina concluída no máximo até 28 de fevereiro de 2023. Já para os programas que não são de acesso direto é pré-requisito a residência específica exigida em cada área, conforme especificado no edital.

Ainda segundo o edital, será concedida pontuação adicional para os participantes do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) que tenham os seus nomes publicados em lista atualizada periodicamente no site do Ministério da Educação, ou que tiverem ingressado e concluído o Programa de Residência em Medicina Geral de Família e Comunidade (PRMGFC) a partir de 2015.

A solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser realizada até o dia 03 de outubro. Pode solicitar a isenção o candidato egresso de instituição de ensino superior pública ou que tenha sido beneficiário de bolsa de estudo oficial, que se enquadre em um dos casos descritos no item 9 do edital.

A aplicação da prova ocorre em 11 de dezembro, o resultado final está previsto para 27 de janeiro de 2023 e a Residência Médica terá início no dia 1º de março de 2023.

Os Programas de Residência Médica do Centro de Ciências Médicas utilizam como principal campo de treinamento o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), da UFPB, que conta com 185 salas de atendimento ambulatorial, 233 leitos, centro cirúrgico com 10 salas, 38 especialidades médicas e realiza, em média, 16 mil consultas mensais. Em caso de dúvida sobre o edital, o candidato poderá consultar a comissão organizadora pelo e-mail residencia@prpg.ufpb.br.

Da Redação

Do Portal Umarí

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.