Últimas Notícias

Governo da Paraíba alerta produtores sobre prevenção de casos de gripe aviária


Influenza aviária, além de provocar grandes prejuízos econômicos pela alta mortalidade das aves, tem potencial zoonótico, isto é, pode contaminar humanos.

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap) adotará uma série de ações para evitar casos de influenza aviária (H5N1) no estado, com focos da doença já registrados em países como Colômbia, Peru e Equador.

A gerente executiva da Sedap, Girlene Alencar, ressaltou que a Paraíba, assim como os demais entes da Federação, não registrou nenhum da influenza aviária, a “gripe da ave”, mas, com casos da doença em países vizinhos, é necessário que os produtores redobrem os cuidados.

“Nós estamos em alerta para que essa doença não entre no Brasil, o que pode ser evitado com a adoção de algumas medidas: o produtor deve evitar o contato de suas aves com as aves de vida livre, manter as aves em área restrita, deixando água e alimentação fora do alcance de aves de vida livre”, recomendou.

“Aqui na Paraíba, a gente vai realizar sorologia, que é a coleta de material sangue de cloaca de ave para enviar para os laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura para atestar que realmente não temos essa doença aqui”, adiantou Girlene Alencar.

A influenza aviária, além de provocar grandes prejuízos econômicos pela alta mortalidade das aves, tem potencial zoonótico, isto é, pode contaminar humanos, facilitando a propagação da doença.

O Governo do Estado alerta ainda que, caso o produtor perceba sinais nervosos, respiratórios e digestivos nas aves, assim como aumento de mortalidade nos animais, deve entrar imediatamente em contato com a Sedap.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio


O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.