Últimas Notícias

Veja como fica o funcionamento de serviços e comércio durante virada de ano na Paraíba

 


Mudanças previstas para os dias 31 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023 envolvem setores como bancos, comércio e transportes.

Neste sábado (31), último dia de 2022, alguns serviços terão funcionamento alterado na Paraíba. As mudanças envolvem setores como bancos, comércio e transportes. No domingo (1º) também haverá algumas modificações. Veja detalhes abaixo.

Comércio

João Pessoa

De acordo com o Sindicato dos Lojistas do Comércio de João Pessoa (Sindilojas-JP), o comércio pode funcionar normalmente no dia 31 de dezembro. Fica a critério de cada empregador se haverá ou não abertura dos estabelecimentos na data.

Campina Grande

Conforme o Sindicato dos Lojistas de Campina Grande (Sindilojas-CG), no dia 31 de dezembro o comércio de rua da cidade funciona até as 12h. O proprietário de estabelecimento que optar por manter o funcionamento após esse horário deverá fazer os devidos registros no banco de horas dos funcionários. Lojas de shoppings abrem das 10h às 18h.

Bancos

No dia 30/12 (sexta-feira) não haverá expediente bancário e as agências não abrem para atendimento ao público.

Conforme previsto em Resolução do Conselho Monetário Nacional de 2020, não são considerados dias úteis para fins de operação bancária sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro (Confraternização Universal).

No dia 02/01 (segunda-feira), os bancos voltam ao expediente normal de atendimento ao público.

Durante os feriados, a população pode utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone, etc.) vencidos no feriado podem ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, ressalta o diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Ônibus

João Pessoa

Além da operação normal do transporte público, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) programou um reforço, neste sábado (31), nas linhas 507 (Cabo Branco) e a 510 (Tambaú), com 14 veículos circulando a partir das 20h para quem for à festa de Réveillon na praia.

Ao término do evento, o reforço terá 12 ônibus extras saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV), atendendo a demanda de passageiros que vão para os bairros.

O reforço das 12 linhas extras vai atender os bairros Costa e Silva, Colinas do Sul, Parque do Sol, Mangabeira, Mangabeira/Cidade Verde, Valentina, Altiplano, Bancários, Mandacaru, Alto do Matheus, Bairro das Indústrias, Cristo, Ilha do Bispo, Bairro dos Ipês/ Tancredo Neves, Grotão e as linhas circulares 1500 e 5100 vão atender os demais bairros da cidade. Além disso, os ônibus vão fazer o seu percurso normal circulando nos corredores Epitácio Pessoa, Cruz das Armas, Dom Pedro II e 2 de fevereiro.

Campina Grande

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), definiu como será a operação da frota do transporte público nos dias 31/12 e 1º de janeiro. De acordo com a STTP, a operação ocorrerá de acordo com o que já está determinado a respeito do funcionamento das linhas nos fins de semana, em ordens de serviço anteriores.

Os ônibus circularão a partir das 5h, com última saída do Terminal de Integração às 21h. A exceção é a linha 245, que tem última saída às 22h, do Partage Shopping. Todos os horários do transporte público podem ser acompanhados, em tempo real, no aplicativo MobiCG, disponível para sistemas IOS e Android.

Para mais informações, sugestões ou reclamações, o usuário pode entrar em contato com a STTP pelo telefone 3341-1517, tanto por ligação como por mensagem via WhatsApp Mobilidade.

Trens/VLTs

De acordo com comunicado da assessoria de imprensa da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) com atuação na Grande João Pessoa, o funcionamento dos trens no dia 31 de dezembro será normal, das 04h58 às 12h17. No domingo (1º) não há operação comercial. Veja aqui o quadro completo de horários.

Shoppings

João Pessoa

Manaíra e Mangabeira – Shoppings operam com horário especial nesta sexta-feira (30), sábado (31) e domingo (1º). 

No dia 30 de dezembro, os shoppings funcionam das 10h às 23h. Na véspera do Ano Novo, 31 de dezembro, as operações também abrem às 10h, mas fecham às 19h.

Já no primeiro dia de 2023, os shoppings funcionam das 12h às 20h, porém somente com a praça de alimentação, Espaço Gourmet e operações de lazer abertas.

Shopping Tambiá – No dia 31/12 todo o shopping abre das 9h às 18h. No dia 1º de janeiro não haverá funcionamento de lojas e praça de alimentação. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões.

MAG Shopping – 31/12 – Lojas abrem das 9h às 19h e praça de alimentação funciona das 10h às 19h. 1º de janeiro – Lojas não abrem e praça de alimentação funciona das 11h30 às 22h.

Shopping Sul – 31/12 – Lojas, quiosques e praça de alimentação funcionam das 10h às 18h. No dia 1º de janeiro o shopping não abre

Shopping Cidade – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

Shopping Sebrae – Funciona no dia 31/12 das 10h às 18h. No dia 1º de janeiro não abre

Pátio Altiplano Shopping – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

Liv Mall – Dia 30/12: Todo o shopping abre das 10h às 21h. Dia 31/12: Todo o shopping abre das 10h às 18h. Turma da Mônica – Fechado. Dia 1º de janeiro: Não abre

Campina Grande

Partage Shopping – Dia 31/12: Lojas e quiosques abrem das 10h às 18h / Praça de alimentação e setor de lazer funcionam das 11h às 18h / Big Bompreço abre das 9h às 18h / Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Dia 1º de janeiro: Todo shopping fechado, exceto cinemas, que funcionam de acordo com o horário das sessões

Shopping Luíza Motta – A administração do shopping não atendeu ligações até a publicação desta matéria

Guarabira

Shopping Cidade Luz – Dia 31/12: Lojas e praça de alimentação ficam abertas das 10h às 18h. Cinemas não funcionam. Dia 1º de janeiro: Lojas e praça de alimentação não abrem. Cinemas funcionam de acordo com o horário das sessões

Patos

Patos Shopping – Dia 31/12: Funciona das 10h às 19h. Dia 1º de janeiro: Não Abre

Guedes Shopping – Dia 31/12: Lojas abrem das 8h às 19h e praça de alimentação funciona das 11h às 15h. Cinema não funciona. Dia 1º de janeiro: Lojas não abrem e praça de alimentação funciona das 11h às 22h. Cinema funciona de acordo com o horário das sessões.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.