Últimas Notícias

Alerta ao Palácio: O Partido Republicanos merece todo esse poderio? – Por Gildo Araújo

 


Desde o final das últimas eleições estamos acompanhando pari passu todos os desdobramentos políticos que vêm acontecendo em nossa estimada e valiosa Paraíba, e temos observado um protagonismo do partido Republicanos jamais visto, até parece que não existem outras legendas, de modo que ou foram ofuscados ou sucumbiram com o brilho dos protagonistas republicanistas.

É incrível a força e a pressão que o partido vem impondo desde a reeleição do presidente Adriano Galdino para os dois biênios, assim como as indicações de cargos na administração de João Azevedo. É claro que ninguém governa sozinho, todo Chefe de Executivo precisa de aliados e, principalmente, de uma maioria para dar mais conforto nas decisões administrativas.

Porém, é fácil notar que a cada dia que passa, paulatinamente, o Republicanos vem tomando conta das ações, basta observar o que já vai acontecer na própria eleição da Assembleia Legislativa quando o competentíssimo articulador Adriano Galdino buscará a unanimidade. Como diz Nelson Rodrigues: “Toda unanimidade é burra. Quem pensa com a unanimidade, não precisa pensar”. Talvez só o solitário deputado Hervázio Bezerra (PSB) tenha feito essa observação, mesmo tendo que ir na onda da persuasão para não ser taxado de traidor e sofrer perseguições futuras, porém, mesmo sendo uma voz no deserto, tem carregado consigo uma legião de pessoas que coadunam com os seus pensamentos, pois preferem ser “uma metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo” (Raul Seixas).

Como se não bastasse tudo isso,  já se especula na imprensa que o partido Republicanos agora quer barganhar a Chefia de Gabinete do governador para um de seus parlamentares, leia-se, o ainda deputado estadual e deputado federal suplente Raniery Paulino, quase um segundo governador. Atualmente, ele é o personagem pelo gerenciamento de todas as ações governamentais, responsável por todas as investidas do Governo nos mais variados municípios paraibanos, tudo isso às portas da votação pela Assembleia Legislativa, das contas do governador João Azevedo que foram rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente aos anos (2019 e 2020).

Aliás, essa possível tratativa da investidura de Raniery Paulino na Casa Civil do governador, nos remete ao que fez o chamado “centrão” com o ex-presidente Jair Bolsonaro, que para poder governar e não correr o risco de ter um impeachment preferiu abrir mão para os parlamentares, os quais tomaram conta da gestão até o último dia de seu governo.

A verdade é que toda essa estratégia do Republicanos têm um alvo a ser atingido: os progressistas de Aguinaldo Ribeiro e Lucas Ribeiro, além da senadora Daniela Ribeiro (PSD), pois querem a todo custo se fortalecer para em 2026 terem forças políticas suficientes para o confronto de Governador e Senador da República, inclusive, já cogitando colocar candidaturas a prefeitos em vários municípios do Estado, onde já se fala que até em João Pessoa poderá vir com candidatura própria. Mais uma prova de que mais adiante poderemos ter sequelas políticas dentro do próprio campo situacionista, o que pode ser uma preocupação para o governador.

Diante de tudo isso, só nos resta saber até onde e quando irá durar essa “lua de mel” dos Republicanos com o governo e com os parlamentares de outras legendas, pois é importante lembrar que três deputados do próprio Republicanos, Jutay Meneses, Bosco Carneiro e Michel Henrique trocaram o apoio ao governador João Azevedo pela candidatura de Pedro Cunha Lima no segundo turno, o que significa dizer que o partido não é unanimidade no apoio ao governo, e podemos ver nitidamente que teremos problemas lá na frente. Ainda bem que o governador João Azevedo tem ao seu lado uma assessoria que conhece como poucos a política e os políticos paraibanos, a começar do sábio e eficiente Nonato Bandeira, Secretário de Comunicação, homem da extrema confiança do governador e foi um baluarte nas eleições de 2022.

Por fim, fica aqui um alerta ao Palácio da Redenção de que nem tudo são flores nesse mundo da política com os Republicanos. Quem viver, verá!

Da Redação

Do Portal Umari

Com Gildo Araújo

Créditos: Polêmica Paraíba

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.