Últimas Notícias

Ao vivo: Congressistas entregam a Lula decreto de intervenção

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se-encontrou com congressistas da Câmara dos Deputados e do Senado na última 4ª feira (11.jan.2023). O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o vice-presidente do Senado, Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), levaram o decreto aprovado e promulgado ao petista em ato simbólico contra invasões de 8 de Janeiro.

Poder360 transmite, ao vivo, o encontro entre os integrantes do Poder Executivo e o Poder Legislativo:

O Senado aprovou na 3ª feira (10.jan), de forma simbólica (sem contagem individual de votos), o decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estabeleceu a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. A Câmara havia feito o mesmo na 2ª feira (9.jan). O Congresso deu, assim, o aval definitivo ao decreto presidencial.

A Constituição Federal determina que o decreto de intervenção federal seja aprovado em 24 horas pelo Congresso. Não há, contudo, qualquer sanção prevista se a votação exceder esse prazo —tanto que o aval do Senado veio pouco menos de 40 horas depois da publicação do decreto por Lula.

O presidente decretou a intervenção depois que extremistas de direita invadiram e vandalizaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF (Supremo Tribunal Federal). A medida tem vigência até 31 de janeiro, mas poderá ser prorrogada, se necessário, segundo o ministro Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública). Lula nomeou como interventor o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Capelli.

É a 2ª vez que um presidente decreta intervenção na segurança pública de um ente federativo desde a redemocratização. Em 2018, o então presidente Michel Temer (MDB) decretou intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro por um ano. A Câmara aprovou a medida por 340 votos a favor e 72 contra em 20 de fevereiro daquele ano.

Na manhã de 2ª feira (9.jan), os presidentes dos Três Poderes divulgaram nota em defesa da democracia contra os atos golpistas.

Da Redação

Do Portal Umari

Com PODER 360

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.