Últimas Notícias

Lula demite, em uma canetada, bolsonaristas do segundo escalão

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou o processo de “desbolsonarização” da máquina federal, nesta sexta-feira, com as demissões de funcionários em cargos do segundo escalão dos 37 ministérios. Na primeira leva, o número de demissões supera 1,4 pessoas, segundo as contas do ministro da Casa Civil, Rui Costa. O processo, focado nos cargos de confiança de chefia, continua ao longo das próximas semanas.

A demissão atingiu a cúpula do Executivo, logo abaixo dos ministros, com posições de confiança, os cargos de natureza especial (secretários), e antigos DAS 5 e 6. Nos próximos dias, avança para os DAS 3 e 4 e, ao longo das primeiras semanas de janeiro, atingirá todo o espectro de comissionados.

Demanda

A sigla DAS significa “direção e assessoramento superior” e segue usual no jargão político e administrativo do governo, embora não exista mais oficialmente. A gestão Jair Bolsonaro promoveu uma reforma estrutural dos cargos do Executivo, criando um escalonamento maior e alterando remunerações, que permitiu pagar salários mais altos para cargos do topo dos ministérios.

— Vão sair muito mais. Primeiro fomos cortando os de DAS 5 para cima. Cada ministério cortou na medida da demanda dos ministros. Ou a gente foi identificando pessoas incompatíveis com a função, pessoas de todo tipo — acrescentou Costa.

O ministro afirma, ainda que as pessoas demitidas “não são adequadas para o papel”. Entre os demitidos está a assessora pessoal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela posou envolta na bandeira do Brasil nas redes sociais e com o pedido: “FFAA, salvem o Brasil”.

— Todos serão substituídos — concluiu.

Da Redação

Do Portal Umari

Com MSN

Com Foto: REUTERS

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.