Últimas Notícias

Saúde da PB prorroga inscrições do programa de Residência Médica até domingo (15)

 


Ao todo, são disponibilizadas 130 vagas, distribuídas em programas por todo o estado; provas estão previstas para o dia 22 de janeiro e o início das atividades para 1º de março.

A Escola de Saúde Pública (ESP-PB) prorrogou até o próximo domingo (15) as inscrições para os Programas de Residências Médicas, Uni e Multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB).

Ao todo, são disponibilizadas 130 vagas, distribuídas entre os programas em todo o Estado. As provas estão previstas para o dia 22 de janeiro e o início das atividades para o dia 1º de março.

Sobre os programas

Residência Médica

Constitui modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por formação em serviço, destinada a médicos formados em escolas médicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e médicos estrangeiros que preencham os requisitos exigidos no Manual da Residência e na Legislação Brasileira, com diploma devidamente revalidado.

Os Programas de Residências Médicas oferecidos pela SES-PB são Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral (João Pessoa-PB), Cirurgia Pediátrica, Clínica Médica, Endoscopia Ginecológica, Ginecologia e Obstetrícia (João Pessoa-PB), Ginecologia e Obstetrícia (Patos-PB), Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Medicina Intensiva Pediátrica, Neurologia, Ortopedia e Traumatologia (João Pessoa), Pediatria (João Pessoa – PB) e Pediatria (Patos-PB).

Residência Uniprofissional da Saúde em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial

O programa é destinado a odontólogos que serão supervisionados e orientados por profissionais qualificados da mesma área, de acordo com as especificações de exercício profissional definidas pelo Conselho Federal de Odontologia e pelas resoluções da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional e em Área Profissional de Saúde.

Programa Uniprofissional em Clínica Integrada em Odontologia

O objetivo desse programa é capacitar cirurgiões dentistas para o trabalho na atenção secundária em odontologia de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), com enfoque na atuação em Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), de modo a formar profissionais para atuação nas áreas de Diagnóstico Bucal e Cirurgia Oral Menor, Prótese Dental, Periodontia, Endodontia e Odontologia para Pacientes com Necessidades Especiais; qualificar profissionais que possam atuar integrados na Rede de Saúde Bucal, com domínio do processo de trabalho, administração e gerenciamento de recursos humanos, insumos e sistemas de informação da odontologia na atenção secundária.

Residência Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica

O Programa tem como principal objetivo qualificar o atendimento ao público na área de Enfermagem Obstétrica no diagnóstico e tratamento planejado por meio da formação em serviço a partir de uma programação teórico-prática com módulos teóricos, discussões de casos e atendimentos conjuntos com as demais especialidades, numa perspectiva multiprofissional, interrelacionando as várias áreas de atendimento como pronto socorro, internação, tratamento, seguimento ambulatorial, considerando o paciente como um todo.

Residência Multiprofissional em Saúde da Criança

O objetivo desse programa é formar profissionais graduados em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social em especialistas de saúde para trabalhar na atenção às demandas de saúde direta ou indiretamente vinculadas à saúde da criança através da formação complexa e progressiva dos residentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Programa Multiprofissional de Residência em Saúde Coletiva

O Programa tem como objetivo formar sanitaristas, graduados em diferentes profissões da área da saúde (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição, Psicologia ou Serviço Social), para compreender a organização e funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco nas ações de gestão do Sistema, atuando com maior ênfase no planejamento, nas redes de atenção à saúde e na educação em saúde, contribuindo para promover ações de saúde coletiva nas diferentes esferas do SUS nas regiões de saúde do sertão da Paraíba.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.