Últimas Notícias

Secretaria de Saúde da Paraíba autoriza dose de reforço contra Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos

 


Segundo a pasta, até o momento, a cobertura vacinal para o esquema primário (D1 e D2) de crianças desta faixa etária no estado é de 62,89%.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) emitiu, nesta quarta-feira (4), a Nota Técnica nº 01/2023 que recomenda a aplicação de uma dose de reforço contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos de idade. Segundo a pasta, até o momento, a cobertura vacinal para o esquema primário (D1 e D2) de crianças entre 5 e 11 anos de idade no Estado da Paraíba é de 62,89%

O reforço é recomendado para as crianças e adolescentes que receberam o esquema vacinal inicial com a Pfizer pediátrica e também com a Coronavac. Em ambos os casos, a dose de reforço deverá ser feita exclusivamente com a vacina Pfizer pediátrica após um intervalo mínimo de 4 meses após a segunda dose (D2).

A orientação é baseada na Nota Técnica nº 406/2022 do Ministério da Saúde (MS), que considerou vacinação contra covid-19 com doses de reforço para esta faixa etária para evitar infecções graves pela doença, hospitalizações, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e óbitos, além de complicações como a Síndrome Inflamatória Multisisstêmica Pediátrica (SIM-P) e condições pós-Covid-19.

A secretária estadual de Saúde, Renata Nóbrega, explica que a oferta do reforço para crianças de 5 a 11 anos deve ser feita inicialmente utilizando o estoque das vacinas nos municípios.

“As localidades que possuem disponibilidade da Pfizer pediátrica de tampa laranja podem iniciar a aplicação da dose de reforço nas crianças da faixa etária de 5 a 11 anos”, recomenda. As doses desta vacina para D1, D2 e reforço seguirão sendo distribuídas aos municípios, conforme envio de remessas pelo MS à Rede de Frio Estadual.

Cobertura atual

A população estimada de crianças entre 5 e 11 anos, na Paraíba, é de 345.045 crianças; até agora, pouco mais de 217 mil estão com esquema de duas doses completo contra Covid-19.

No Brasil, a vacinação para crianças desta faixa etária foi aprovada em 15 de dezembro de 2021, com uso da vacina Pfizer/Cominarty.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.