Últimas Notícias

Com 49 votos, Rodrigo Pacheco é reeleito presidente do Senado; Veneziano é o vice-presidente

 


O senador Rodrigo Pacheco (PSD) foi reeleito, nesta quarta-feira (01), como presidente da Mesa Diretora do Senado para o biênio 2023-2024. Ele venceu a disputa com 49 votos contra 32 de Rogério Marinho (PL), que era apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Aos 46 anos, Pacheco está em seu primeiro mandato no Senado. Antes, foi deputado federal e, na Câmara dos Deputados, presidiu a comissão de Constituição e Justiça. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), da Paraíba, foi eleito vice-presidente da Casa.

Em discurso antes da votação, Pacheco pregou o fim da radicalização na política, defendeu a harmonia entre os Poderes e a aprovação de legislação para regular as mídias sociais. Ele também afirmou que trabalhará pela autonomia do Senado e pelo estado democrático de direito.

Da Paraíba, os senadores Veneziano Vital do Rêgo (MDB) e Daniella Ribeiro (PSD) declararam voto em Pacheco, enquanto o recém-empossado Efraim Filho (União) não divulgou seu posicionamento.

O Senado é composto por 81 parlamentares. Cada estado têm três representantes na Casa — assim como o Distrito Federal. As bancadas são renovadas de quatro em quatro anos, de forma alternada: em uma eleição são escolhidos 27 senadores (um terço do total) e, na seguinte, 54 parlamentares (dois terços).

Da Redação

Do Portal Umari

Com Agenda Política

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.