Últimas Notícias

Por que não há ataque de tubarão em praias da Paraíba, apesar de ser comum em Pernambuco?

 


Nos últimos 15 dias, três ataques de tubarão aconteceram no Grande Recife, em Pernambuco, estado vizinho à Paraíba. Estes ataques são recorrentes, e desde 1992, quando começaram a ser registrados, foram 77 casos envolvendo tubarões no estado. Apesar da proximidade entre os estados, por quê os tubarões não chegam à Paraíba?

Segundo Jocelmo Cássio de Araújo Leite, biólogo pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e doutor em produtos naturais e sintéticos bioativos, algumas espécies de tubarões já foram vistas aqui no estado, porém, apesar da presença, os ataques são extremamente raros, sem registros científicos dos ataques.

Conforme o pesquisador, só há um registro histórico de ataque de tubarão na praia do Bessa, em João Pessoa, há muito tempo.

Por que acontecem tantos ataques em Pernambuco?
De acordo com a pesquisadora Mariana Azevedo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Fábio Hazin, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), uma série de fatores faz com que os ataques sejam mais frequentes em Pernambuco:
🌊
 topografia do litoral pernambucano, com canal profundo perto da costa e antes dos recifes de coral, o que facilita a passagem dos tubarões quando a maré sobe;
🦈
 escassez de comida, devido à degradação ambiental, nos canais para onde os tubarões são atraídos;
💩
 construção de complexos portuários e o esgoto na região.

Ainda segundo Mariana Azevedo, as características econômicas da população também influenciam na frequência desses ataques.

“O passeio da praia, de mar, é o mais barato. É o que todo mundo pode ir, o mais democrático. Então, o encontro com a população vai ser mais frequente se tem mais pessoas na praia”, disse.

A pesquisadora explicou, também, que tubarões não são atraídos pela carne humana, mas são animais curiosos, que gostam de explorar o ambiente.

“Infelizmente, a oferta de alimento é muito baixa e eventualmente ele vai investigar o que tem para comer. Não é porque ele gosta da gente. A carne da gente nem presta para ele. Ele nem curte, mas acaba mordendo. Sente o gosto e, eventualmente, até acaba jogando fora, regurgitando quando vê que não é do hábito alimentar dele. Aí, já fez estrago grande”, declarou.

Praia de Cabedelo, no Litoral da Paraíba — Foto: Danilo Queiroz / g1

Praia de Cabedelo, no Litoral da Paraíba — Foto: Danilo Queiroz / g1

Já na Paraíba, conforme Jocelmo Leite, estes fatores não são encontrados.

“O ecossistema paraibano é bastante equilibrado, diminuindo mais ainda a atração de tubarões para essa região”, explica. A aproximação dos tubarões da região costeira acontece principalmente em fêmeas que buscam um lugar seguro para dar à luz. Por esse motivo, elas evitam praias com grandes aglomerações de banhistas. “Além disso, é um comportamento natural da espécie a interrupção da alimentação durante o parto para evitar a alimentação do filhote da mesma espécie”, detalha o professor.

Tubarões na Paraíba

Tubarão da espécie lixa pode medir até 4 metros de comprimento — Foto: Flávio Marcato

Tubarão da espécie lixa pode medir até 4 metros de comprimento — Foto: Flávio Marcato

“A principal espécie encontrada na Paraíba é a Ginglymostoma cirratum, conhecida popularmente por tubarão lixa. Ele é encontrado principalmente na região costeira de João Pessoa, habitando tanto recifes naturais como artificiais (naufrágios)”, explica o professor.

Da Redação

Do Portal Umari

Com G1

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.