Últimas Notícias

Presidenta do BB fala sobre quebra de paradigmas: “Sou negra, nordestina e LGBT”; veja

 


A paraibana Tarciana Medeiros é a primeira mulher a presidir o Banco do Brasil em 214 anos de fundação da instituição. Nesta segunda-feira, 6, ela foi uma das palestrantes no lançamento do Programa Empodera TRT-13, no Fórum Maximiano Figueiredo, em João Pessoa. Além de Tarciana, ainda houve uma palestra remota feita pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

Tarciana falou sobre a honra de exercer o cargo e ressaltou seu perfil de quebra de paradigmas: “Sou mãe de Iasmin, Ruth e Davi, esposa de Daniele, tenho muito orgulho de ser funcionária do Banco do Brasil a 23 anos e estou muito honrada com a indicação do presidente Lula depois de 214 anos. Eu trago em mim muitas minorias: mulher, negra, nordestina, de origem humilde, LGBT, mas alguém que aprendeu muito ao longo da vida”.

A dirigente do BB foi feirante e ajudou o pai a vender frutas e verduras em Campina Grande ainda na infância. Na palestra, ela disse que se sentia envergonhada de sair da feira direto para a escola porque “não chegava muito cheirosa”, mas que sua mãe a ensinou a ter orgulho de seu trabalho e que todo ofício era nobre. Anos depois, Tarciana também seria dona de um fiteiro, que teve de abandonar para seguir os estudos.

Bem-humorada, ela também contou como revelou sua orientação sexual aos pais, depois de anunciar a separação do ex-marido. “Saí daqui casada com o pai de Iasmin e reuni meu pai e minha mãe para contar que ia me separar. Meu pai perguntou se eu tinha arrumado outro. Eu disse que não, que eu tinha arrumado outra. Minha mãe virou pro meu pai e disse: Isso aí é culpa sua!”. O casamento com Daniele já dura 16 anos.

A orientação sexual, segundo Tarciana, gera uma quebra de paradigmas todo dia e já foi alvo de preconceito por parte de colegas, mas nunca da instituição Banco do Brasil. “No Banco do Brasil, isso nunca foi um problema. O BB é uma empresa de vanguarda e eu pude cadastrar minha esposa no plano de saúde 12 anos atrás. O BB sempre teve a preocupação de incluir as pessoas e eu sempre me senti incluída e cuidada”.

“Tenho um sonho de ver todas as mulheres no topo. O topo para cada mulher é diferente. Para mim, é ser presidenta do banco, mas para minha mãe foi ver eu me formar, enquanto para minha avó foi dar condições para minha mãe me dar educação. Então, o topo é uma coisa muito particular. Sei que cada uma de nós temos seus sonhos, objetivos e metas de vida, mas quero deixar uma mensagem: vão atrás de seus sonhos. É possível, Sou prova viva de que é possível. É uma luta diária, não é fácil,mas é plenamente possível”, pontuou.

Confira trechos  da palestra de Tarciana Medeiros no TRT:

As palestras de Tarciana e Anielle integraram uma manhã de atividades que deram início às comemorações do Dia Internacional da Mulher no TRT da Paraíba.

Um dos principais objetivos do evento foi o lançamento do Programa Empodera TRT-13 e a assinatura de três atos, sendo dois da presidência (estabelecendo a reserva de vagas para mulheres nos futuros contratos de prestação de serviços continuados e terceirizados e a garantia do respeito à proporcionalidade na nomeação de cargos em comissão e assessoramento no Regional) e um em conjunto com a Escola Judicial da 13ª Região (estabelece que a oferta de vagas da Ejud seja proporcional entre homens e mulheres).

Da Redação

Do Portal Umari

Com Parlamento PB

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.