Últimas Notícias

Começa campanha de vacinação contra gripe em toda a Paraíba


 Nesta primeira fase da ação de imunização em João Pessoa, serão contempladas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.

Começa nesta segunda-feira (10) em toda a Paraíba a 25ª Campanha Nacional de Vacinação, até 31 de maio de 2023. No dia 15 de abril está previsto o Dia D de vacinação. A Secretaria de Saúde da Paraíba distribuiu 128 mil doses de vacina contra a Influenza/Butantan (gripe) para os 223 municípios, destinadas a grupos priortários.

A vacinação contra influenza tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções causadas pelos vírus no público-alvo da campanha.

O imunizante é trivalente, ou seja, serve para os três tipos de cepas: A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Áustria/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra a doença foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.

A vacinação contra a influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger contra a doença, suas complicações e óbitos, além de contribuir para a redução da circulação viral na população, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, os Municípios que já receberam as vacinas têm autonomia para adiantar a vacinação.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários para a vacinação contra a Influenza na Paraíba são os idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças a partir dos seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades e deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade com mais de 18 anos, e adolescentes e jovens com privação de liberdade.

Campanha

A campanha contra a Influenza será realizada em uma só etapa para os grupos prioritários. A operacionalização de envio das doses será realizada por meio de pautas de distribuição, conforme os quantitativos entregues pelo Ministério da Saúde e de acordo com a população alvo de cada município.

No dia D de Vacinação, que acontece no dia 15 de abril, o foco será a vacina contra a Influenza, mas a população pode aproveitar para atualizar a caderneta com as vacinas de rotina, bem como contra a Covid-19.

João Pessoa

Nesta primeira fase da ação de imunização em João Pessoa, serão contempladas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários.
 
Em João Pessoa, a referência para vacinação são todas as salas de vacinas da rede municipal, localizadas no Centro de Imunização, nas unidades de saúde da família (USF) e policlínicas.

A prefeitura informou que disponibiliza ainda um ponto móvel, criado estrategicamente para garantir a assistência, no Mangabeira Shopping, que funciona das 13h às 22h.
 
Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, explica que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e também com outros medicamentos.

“A influenza, assim como a Covid-19, continuam sendo ameaças para a saúde pública, especialmente para as pessoas não vacinadas. Portanto, orientamos que a população elegível a vacinação mantenha o esquema atualizado, seja para Covid-19, para Influenza ou demais vacinas disponíveis nos serviços de saúde”, orientou o coordenador.
 
Onde tomar a vacina em João Pessoa:
Todas as salas de vacinas da rede municipal de saúde:
– Salas de vacinas nas USFs*– 7h às 11h e das 12h às 16h;
– Policlínicas Municipais – 8h às 16h;
– Centro Municipal de Imunização – 8h às 16h;
– Mangabeira Shopping – 13h às 22h (acesso pedestre e drive-thru)

Da Redação

Do Portal Umari

Com Portal Correio

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.