Últimas Notícias

OMS lança nova rede mundial de detecção de doenças infecciosas


 A plataforma deve facilitar a identificação de possíveis pandemias, assim como o compartilhamento de informações entre países.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) lançou, neste sábado (20), uma rede internacional de vigilância para detectar rapidamente as ameaças que representam doenças infecciosas emergentes - como a Covid-19 - e compartilhar informação para prevenir pandemias.

A Rede Internacional de Vigilância de Patógenos terá uma plataforma para conectar países e regiões, melhorando os sistemas de coleta e análise de amostras, disse a OMS.

Esta rede deve facilitar a identificação rápida e a rastreabilidade das doenças transmissíveis, assim como o compartilhamento de informação e as medidas necessárias para prevenir catástrofes sanitárias como a pandemia de coronavírus.

Ela terá como base a genômica, que consiste em sequenciar o genoma de vírus, bactérias e outros patógenos e estudar o seu funcionamento para determinar o seu contágio, periculosidade e difusão.

 A nova rede, que será implementada nas vésperas da Assembleia Mundial da Saúde, que a cada ano reúne os países-membros da OMS em Genebra, terá uma secretaria dentro da OMS e reunirá informação sobre pandemias e epidemias.

A pandemia de coronavírus colocou em evidência a importância do estudo do genoma dos vírus para combater as enfermidades causadas por eles. Mesmo que a doença tenha incentivado os países a melhorarem sua capacidade de sequenciamento de genomas, muitos continuam carecendo da capacidade necessária para reunir e analisar amostras, assinalou a OMS.

A nova rede mundial terá como missão enfrentar esses desafios, já que deverá "dar a todos os países acesso à sequenciamento do genoma dos agentes patogênicos e às análises no âmbito de seu sistema de saúde pública", segundo o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Da Redação

Do Portal Umari

Com Click PB

Com Foto: Evgenia Novozhenina/Reuters - 08.11.2021)

O PortalUmari esclarece aos internautas que o espaço democrático reservado aos comentários é uma extensão das redes sociais e, portanto, não sendo de responsabilidade deste veículo de comunicação. É importante informar que qualquer exagero político e infrações à legislação são de responsabilidade de cada usuário, que possui sua própria conta na rede social para se manifestar, não tendo o PotalUmari o gerenciamento para aprovar, editar ou excluir qualquer comentário, agradece o administrador do PortalUmari Carlos Alcides.

Portal Umari - O fato em primeira mão! by PortalUmari Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.